Eleição em SP: Tarcísio x Haddad pode ter 1º turno
As desistências de Paulo Serra (PSDB) e Kim Kataguiri (Missão) da disputa pelo governo de São Paulo podem gerar uma eleição inédita no estado. De acordo com especialistas ouvidos pelo g1, a disputa deve ficar restrita a apenas dois candidatos entre os partidos com representação na Câmara dos Deputados.
Faltando menos de um mês para o início das convenções partidárias, o cenário atual aponta para uma disputa apenas entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT). Nenhuma outra sigla de grande porte, além de PT e Republicanos, deve lançar candidato ao governo paulista.
Com isso, cientistas políticos afirmam que é provável que a eleição em São Paulo seja definida no primeiro turno. "Desde 1982, com a retomada do voto direto para governador, quando Franco Montoro foi eleito, a gente sempre teve pelo menos três ou quatro candidatos realmente competitivos", disse o cientista político Marco Antonio Carvalho Teixeira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo ele, essa polarização estadual é inédita e traz um risco de nacionalização do debate. Isso pode deixar os problemas de São Paulo fora das discussões eleitorais no estado.
Impacto da polarização
A ausência de outros candidatos de partidos grandes pode concentrar a campanha em temas nacionais. Especialistas alertam que questões locais, como transporte público, saúde e segurança, podem perder espaço nos debates.
O cenário de apenas dois candidatos também reduz as opções do eleitor. Em eleições anteriores, o estado costumava ter ao menos três ou quatro postulantes com chances reais de vitória ou de influenciar o resultado.
As convenções partidárias devem ocorrer nas próximas semanas. Até lá, novos movimentos políticos ainda podem alterar o quadro eleitoral em São Paulo.