quarta-feira, 24 de junho de 2026Noticias em tempo real
Diário de Goiânia
Insights

Piloto abatido pelo Irã viu drones 'alienígenas

Por Diário de Goiânia · · 1 min de leitura

Um dos pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos que sobreviveu após seu caça ser derrubado em território iraniano, em abril, relatou a experiência da queda ao resgate. Segundo relatos recolhidos pela CNN Internacional, o militar viu um grupo de drones do Irã voando de maneira coordenada, em um formato que lembrava uma água-viva.

"Eram vários drones interconectados e se movendo como um só, com drones menores abaixo dos maiores, como se fossem tentáculos", disse à TV americana. "Parecia coisa de alienígena."

O depoimento do piloto do F-15 aconteceu logo após seu resgate. Segundo as fontes ouvidas pela reportagem, o relato gerou divergências entre os especialistas e as autoridades da inteligência americana.

Destroços em Isfahan, no Irã, do que Teerã afirma serem de aeronaves militares dos EUA foram divulgados pela Guarda Revolucionária do Irã. A queda do caça aconteceu durante uma operação na região, e o piloto foi resgatado por equipes de busca americanas.

Especialistas em defesa avaliam que a formação descrita pelo piloto indica um nível avançado de coordenação entre drones iranianos. A inteligência dos EUA investiga se a tecnologia usada no ataque foi fornecida por outros países.

O incidente elevou a tensão entre Washington e Teerã. As autoridades americanas afirmam que o caça estava em missão de rotina quando foi abatido. O governo iraniano, por sua vez, alega que a aeronave violou seu espaço aéreo.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre o uso de drones em formação de água-viva por parte do Irã. A análise dos destroços e dos dados de voo do caça continua em andamento.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Leia também