Bitcoin cai abaixo de US$ 62 mil sem direção
O bitcoin (BTC) opera em queda nesta quarta-feira (24), perto da faixa dos US$ 62 mil, em um mercado ainda sem um catalisador claro para retomar a alta. A queda do petróleo reduz parte da pressão externa, mas o fluxo negativo nos ETFs à vista e a menor participação dos investidores mantêm o ativo em compasso de espera.
Por volta das 10h55, o bitcoin era negociado a US$ 61.221, com queda de 1,9% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinGecko. Em reais, o ativo valia R$ 327.072,54, de acordo com o CoinTrader Monitor.
Para Gil Herrera, diretor de estratégia e operações da Bitget na América Latina, o bitcoin segue em consolidação, e afirma que o volume negociado no mercado de derivativos caiu 27% nas últimas 24 horas, para US$ 141 bilhões, enquanto as liquidações recuaram para o menor nível em duas semanas. Isso indica um mercado em espera, sem excesso de alavancagem.
Do ponto de vista técnico, Herrera vê cautela no curto prazo. O bitcoin segue abaixo das médias móveis de 50, 100 e 200 dias e precisaria superar inicialmente a região de US$ 66,7 mil para abrir espaço a uma recuperação mais consistente. Na direção oposta, US$ 62 mil e US$ 60 mil aparecem como referências acompanhadas pelo mercado.
Em relatório, a 21Shares também adotou um tom mais cauteloso para o segundo semestre. A gestora afirma que o ciclo do bitcoin está mudando, mas ainda não foi rompido, e trabalha com um cenário-base de recuperação em direção aos US$ 100 mil até o fim do ano, não de avanço para novas máximas históricas. A casa também afirma que a adoção institucional segue avançando, mas em ritmo mais lento do que o previsto no início do ano.
Para a 21Shares, o mercado de criptoativos continua com fundamentos melhores do que em ciclos anteriores, mas ainda depende de melhora nos fluxos e de menor pressão macroeconômica para voltar a ganhar tração.
Entre as principais altcoins, o ethereum (ETH) subia 0,1%, a US$ 1.656,39, enquanto a solana (SOL) avançava 0,2%, a US$ 69,10. A BNB caía 0,1%, a US$ 572,27, e o XRP recuava 1,7%, negociado a US$ 1,08.
Classificação de stablecoins no Brasil
Uma audiência na Câmara dos Deputados vai discutir como as stablecoins serão classificadas no Brasil. O debate ocorre em meio à regulamentação do mercado de criptomoedas no país e deve definir regras para esses ativos, que são atrelados a moedas fiduciárias, como o dólar.