sábado, 27 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Valor venal de veículos para IPVA já pode ser consultado em Goiás

redacao@diariodegoiania.com
[email protected] EM 27 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 21:45

A Secretaria da Economia de Goiás divulgou a tabela de valores venais dos veículos no estado, que foi elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Essas informações são essenciais para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026.

Para verificar o valor venal de cada veículo, os proprietários devem acessar o site goias.gov.br/economia/ipva/. Uma vez lá, precisam clicar em “Calendário de Vencimentos e Tabela de Valor” e, em seguida, em “Consulta Histórico Valores dos Venais dos Veículos”. Também é possível fazer a consulta diretamente no site. Para uma busca eficaz, é necessário informar a marca, o modelo e a versão do veículo, além do ano de fabricação. Essas informações podem ser encontradas no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

As alíquotas do IPVA para 2026 permanecem as mesmas do ano anterior. Para ônibus, micro-ônibus e caminhões, a alíquota é de 1,25%. Motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos de até 100cv têm uma alíquota de 3%. Veículos utilitários pagam 3,45%, enquanto os demais veículos têm uma alíquota de 3,75%.

A tabela completa dos valores venais foi publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás no dia 15 de dezembro. Para os contribuintes que não concordarem com os valores, há a possibilidade de protocolar um Pedido de Revisão de Lançamento até o dia 31 de janeiro. Para tal, é necessário reunir documentos que sustentem a contestação do valor e solicitar o serviço na Plataforma Digital de Processos.

### Calendário de Vencimento do IPVA

Os boletos para pagamento do IPVA poderão ser emitidos na primeira semana de janeiro, acessando o site do Detran-GO ou o portal Expresso. Os cidadãos que optarem pelo pagamento à vista até o dia 15 de janeiro terão um desconto de 8% no valor do imposto.

Outra opção disponível é parcelar o pagamento do IPVA e do licenciamento em até dez vezes. Proprietários que estão inscritos no Programa Nota Fiscal Goiana e que atendam aos critérios estabelecidos podem receber descontos adicionais entre 5% e 10%.

Atualmente, há mais de 5 milhões de veículos em circulação em Goiás, sendo que 1,59 milhão deles é passível de cobrança do IPVA.

Receba conteúdos e promoções