A Apple vai lançar o iPhone SE 4 nesta quarta-feira. O aparelho terá a mesma aparência do iPhone 14, mas com especificações do iPhone 16 que vão suportar Inteligência Artificial. Com preço de R$ 500, o iPhone SE 4 será um dos melhores smartphones do ano, oferecendo desempenho top e uma câmera boa por um preço acessível.
Mas não é só isso que vem por aí nesta primavera. O Google também vai apresentar um novo smartphone, o Pixel 9a, e as notícias sobre ele estão se espalhando rapidinho. Os rumores mais recentes entregaram algumas especificações e o preço do Pixel 9a, um dia antes da grande divulgação da Apple.
Normalmente, os rumores sobre os Pixel se confirmam, então essa informação deve ser verdadeira. Isso significa que o Pixel 9a vai ser uma baita alternativa ao iPhone SE 4, bem no início de 2025. E, mesmo sem as especulações, isso seria esperado. Os modelos anteriores da linha Pixel A do Google têm mostrado desempenho sempre em alta, superando muito os primeiros lançamentos.
Recentemente, apareceram algumas imagens vazadas do Pixel 9a, que confirmaram boatos de que o Google está mudando o design dos seus aparelhos. A barra da câmera traseira vem ficando menor nos novos Pixel 9, e o Pixel 9a vai trazer essa atualização. O módulo da câmera agora quase não terá relevo.
Dessa maneira, o Google está resolvendo um problema de design que incomodava não só os aparelhos Pixel, mas todos os smartphones. Nos últimos anos, os smartphones ganharam câmeras traseiras maiores, e isso foi um sacrifício que aceitamos pela qualidade das fotos. Agora, parece que o Google quer diminuir essas saliências, pelo menos no Pixel 9a.
Um site alemão obteve as especificações do Pixel 9a, incluindo detalhes da câmera. O celular terá uma lente principal de 48 megapixels na parte traseira, com um sensor de 1/2 polegada e um campo de visão de 82 graus. A segunda câmera é uma ultra-angular de 13 megapixels, que oferece um campo de visão de 120 graus. Na frente, também teremos uma lente de 13 megapixels, mas com um campo de visão um pouco mais estreito, de 96 graus.
A câmera para selfies vai se destacar em uma tela OLED de 6,3 polegadas, com uma resolução de 2424 x 1080 pixels e taxa de atualização de 120Hz. Essa tela vai suportar HDR10+ e ter um brilho que pode variar entre 1.800 e 2.700 nits, o que é bem legal.
Com relação ao desempenho, o Pixel 9a virá equipado com o chip Tensor G4, que vai trabalhar com 8GB de RAM e opções de armazenamento interno de 128GB ou 256GB. Isso deve bastar para suportar alguns recursos de IA do tipo Gemini. Por outro lado, o iPhone SE 4 também vai ter suporte para a Inteligência da Apple.
O G4 é o mesmo processador que foi usado no Pixel 9 do ano passado. O desempenho dele não vai ser igual ao chip A18, que deve alimentar o iPhone SE 4, mas promete entregar uma experiência de uso bem fluida no Pixel.
Uma das coisas que podem chamar a atenção no Pixel 9a é a bateria. Espera-se que venha com uma bateria de 5.100 mAh, um número bem maior que a de 4.492 mAh do Pixel 8a. O Google conseguiu aumentar a capacidade da bateria sem deixar o celular mais grosso, o que é uma ótima notícia.
O Pixel 9a vai ter quatro cores disponíveis: Obsidiana, Porcelana, Peônia e Íris. Imagens divulgadas mostram bem essas opções. O modelo de 128GB deve custar 499 euros na Alemanha, enquanto a versão de 256GB vai sair por 599 euros.
Os preços na Europa incluem impostos, então fazer uma conversão direta para o dólar pode não ser uma boa. No entanto, espera-se que o Pixel 9a custe cerca de 499 dólares, o mesmo preço do Pixel 8a. O iPhone SE 4 também deve começar sendo vendido por cerca de R$ 500 nos Estados Unidos.
Ainda não foi divulgada uma data exata para o lançamento do Pixel 9a, mas deve ser bem em breve. Outros relatos indicam que o celular deve chegar ao mercado em março. O Google vai querer lançar o dispositivo o quanto antes para concorrer com o iPhone SE 4.