Ter suas informações pessoais na internet, como telefone e email, é bem chato. Além disso, pode ser complicado removê-las, porque geralmente exige que você entre em contato com o site e torça para que eles apaguem.
A boa notícia é que o Google, há alguns anos, começou a ajudar nessa tarefa de remover dados pessoais dos resultados de busca. Embora não consiga limpar os sites que hospedam essas informações, ele pode impedir que esses dados apareçam nos resultados quando você faz uma pesquisa.
O Google melhorou bastante a ferramenta chamada “Resultados sobre você”. Essa atualização tornou mais fácil proteger sua privacidade online. Na última quarta-feira, houve uma nova atualização, deixando ainda mais simples remover informações suas dos resultados de busca.
O funcionamento da ferramenta é bem simples: ela monitora a internet para identificar as informações que você dá ao Google, como nome, contatos, endereços e números de telefone. Pode ser que você não confie totalmente no Google com seus dados, mas essas informações não serão usadas para anúncios ou perfis. O objetivo é apenas avisá-lo quando esses dados estão disponíveis online.
O Google já havia feito uma atualização nessa ferramenta alguns anos atrás, mas a nova atualização agora promete facilidade ainda maior. A empresa publicou um blog para informar os usuários sobre as mudanças na “Resultados sobre você”.
Eles reformularam a ferramenta para tornar o cadastro “mais fácil do que nunca”. O que realmente precisava de melhorias era o processo de solicitar a remoção de informações pessoais. A boa notícia é que isso foi aprimorado.
Se você optar por proteger suas informações com a página “Resultados sobre você”, vai poder remover dados diretamente dos resultados de busca do Google. Para isso, basta clicar nos três pontinhos ao lado do resultado e solicitar a remoção.
Está mais simples fazer essas solicitações de remoção. Quando você clica nos três pontos, verá um menu atualizado que ajuda a entender quais conteúdos podem ser removidos e permite solicitar a remoção com menos cliques.
A ferramenta também possibilita atualizar resultados antigos. Por exemplo, se você teve algo sobre si removido ou editado de uma página, mas o Google ainda não refletiu essa mudança nos resultados de busca, pode fazer a atualização diretamente pelo mesmo menu.
Por outro lado, há um ponto negativo. A ferramenta “Resultados sobre você” não está disponível para todos os usuários do mundo. Se você estiver em um dos seguintes países, pode aproveitar: Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Canadá, África do Sul, Brasil, México, Espanha, França, Suécia, Tailândia, Índia e Indonésia. Mais mercados devem ser liberados em breve.
Para começar a usar a ferramenta “Resultados sobre você”, basta acessar o link correspondente, desde que o serviço esteja disponível para você. Assim, manter sua privacidade na internet fica mais fácil e prático.