domingo, 14 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Secti conquista nível Diamante em prêmios de compliance novamente

redacao@diariodegoiania.com
[email protected] EM 10 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 14:14

Governo de Goiás Reconhece Excelência da Secti em Compliance

O Governo de Goiás entregou, em uma cerimônia realizada no K Hotel, em Goiânia, os troféus do Programa de Compliance Público (PCP) 2025. Esta premiação destaca os órgãos estaduais que se destacam nas práticas de ética, transparência, ouvidoria, governança e gestão de riscos. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foi agraciada com o troféu Diamante por dois anos consecutivos, alcançando a classificação máxima em todas as áreas avaliadas.

A certificação Diamante é concedida aos órgãos que se destacam em quatro principais eixos: Ética e Responsabilização, Transparência, Governança e Gestão de Riscos, e Ouvidoria. O sucesso da Secti reflete a maturidade institucional da secretaria e sua dedicação em estabelecer uma cultura de integridade e melhoria contínua nos processos administrativos.

José Frederico, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, comentou sobre a importância do reconhecimento: “Este prêmio reforça que estamos no caminho certo, com uma gestão que valoriza processos transparentes e responsáveis, gerando resultados concretos para a sociedade”.

Na edição de 2025, a Secti obteve resultados notáveis, com pontuação máxima de 100 em Ética e Responsabilização e em Transparência. Nos eixos de Ouvidoria e Governança, a secretaria alcançou 96 e 98,47 pontos, respectivamente, garantindo também o troféu Diamante nestas áreas.

O bom desempenho em Governança merece destaque, pois abrange 14 critérios. A Secti obteve pontuação máxima em itens essenciais como Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos e Boas Práticas de Capacitação, posicionando-se em primeiro lugar entre as secretarias que participaram da avaliação.

Thiago Pereira, chefe de Gabinete da Secti e coordenador do Escritório de Compliance, ressaltou que os resultados são fruto de um trabalho contínuo e colaborativo. “A cultura de Compliance é construída no dia a dia. Cada processo melhorado e cada servidor comprometido com a transparência ajudam a Secti a se tornar uma referência no Estado.”

Com uma avaliação final ponderada de 98,47 pontos, a Secti ficou em quarto lugar geral entre 38 órgãos avaliados e em primeiro no Grupo 1, que inclui as secretarias estaduais e outras entidades públicas. O segundo ano consecutivo recebendo o nível Diamante reafirma o avanço da Secretaria na implementação de práticas de governança e gestão eficiente.

Outro ponto relevante abordado pelo secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Marcos Tadeu de Andrade, foi o progresso em transparência pública. Goiás conquistou recentemente seu terceiro selo Diamante da Atricon e, pelo segundo ano seguido, obteve a nota máxima na avaliação nacional, sendo o único estado a manter 100% dos indicadores exigidos.

“As vitórias são resultado da consolidação de uma cultura de integridade e controle interno iniciada em 2019 com o Programa de Compliance no poder executivo, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado. O trabalho técnico e contínuo da CGE, que visitou 52 órgãos para apoiar melhorias, tem sido fundamental. Esses resultados demonstram que Goiás se destaca entre as administrações públicas mais comprometidas em oferecer informações claras e acessíveis à população”, enfatizou Andrade.

Receba conteúdos e promoções