Close Menu
Diário de Goiânia
    • Home
    • Contato
    • Politica de Privacidade
    • Termos de Uso
    Diário de Goiânia
    sábado, agosto 2
    • Turismo
    • Marketing
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Municípios
    • Saúde
    • Política
    • Tecnologia
    Diário de Goiânia
    Home | Saúde | Lama biliar: definição, sintomas, causas e tratamento
    Saúde

    Lama biliar: definição, sintomas, causas e tratamento

    Redação Diário de GoiâniaBy Redação Diário de Goiânia12/02/20254 Mins Read
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Copy Link LinkedIn Tumblr Email VKontakte Telegram
    compartilhe
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Copy Link

    A lama biliar é uma mistura de colesterol e sais de cálcio que se acumula na vesícula biliar. Em vez de ser eliminada para o intestino, essa mistura deixa a bile mais espessa e pesada. Isso pode causar desconfortos, mas geralmente não é grave.

    Embora não cause problemas de saúde sérios, a lama biliar pode dificultar a digestão para algumas pessoas, resultando numa sensação de má digestão. Outra complicação é que a lama aumenta o risco de formação de pedras na vesícula, que são chamadas de cálculos biliares.

    Na maioria dos casos, a lama biliar, que também é conhecida como barro biliar ou areia na vesícula, pode ser tratada com mudanças simples na alimentação. A cirurgia só é indicada se a vesícula ficar muito inflamada e provocar sintomas mais intensos.

    Os sintomas mais frequentes que podem indicar a presença de lama biliar são: dor intensa no lado direito do abdômen, náuseas e vômitos, fezes com aparência de lama, falta de apetite, gases em excesso e barriga inchada. Esses sintomas são raros porque a lama biliar, embora dificulte o esvaziamento da vesícula, não a impede de funcionar.

    Muitas vezes, a lama biliar é detectada por acaso durante um ultrassom abdominal feito por outros motivos. Quando não surgem sintomas, é comum que a pessoa não mude seus hábitos alimentares. Isso pode aumentar a probabilidade do surgimento de pedras na vesícula, pois a lama pode endurecer com o tempo.

    Por isso, mesmo que a lama biliar não costumem ser perigosa, ela pode aumentar o risco de desenvolver cálculos biliares. Esses cálculos podem causar dor intensa e complicações se não forem tratados adequadamente.

    O diagnóstico da lama biliar é feito, geralmente, pelo gastroenterologista. O médico examina a pessoa e avalia os sintomas apresentados. Exames de imagem, como ultrassom ou até ressonância magnética, podem ser solicitados para confirmar a presença da lama biliar na vesícula.

    A lama biliar se forma quando a bile se mistura com colesterol e sais de cálcio, acumulando-se na vesícula por um período prolongado. Alguns fatores que podem aumentar o risco de lama biliar incluem: gravidez, jejum prolongado (de 5 a 10 dias), perda de peso muito rápida, dieta baixa em gorduras, diabetes e sobrepeso.

    Além disso, o uso de alguns medicamentos e situações específicas, como nutrição parenteral total e transplante de órgãos, também podem aumentar o risco de acúmulo de lama biliar. Essas condições elevam a concentração de colesterol na bile e podem diminuir a capacidade da vesícula de se contrair naturalmente.

    O tratamento da lama biliar deve ser orientado pelo gastroenterologista, para evitar problemas sérios, como a formação de pedras na vesícula. As principais abordagens para o tratamento incluem mudanças na dieta, uso de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.

    A primeira abordagem é a alteração na dieta. Mudanças na alimentação sempre devem ser discutidas com um nutricionista, que pode sugerir uma dieta mais saudável, especialmente para quem está em jejum por tempo prolongado. Aumentar a ingestão de gorduras saudáveis pode ajudar quem estiver em dietas de baixa caloria ou que apresente perda rápida de peso, melhorando a função da vesícula e eliminando a lama biliar.

    Outros casos envolvendo sintomas semelhantes aos de pedras na vesícula podem requerer uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais integrais, além da orientação para a redução da ingestão de gorduras.

    Em muitos casos, não há necessidade de tratamento medicamentoso, principalmente se a lama biliar não apresentar sintomas. Mas se houver sintomas ou pedras na vesícula, o médico pode prescrever o ácido ursodesoxicólico para ajudar a dissolver os cálculos. Também podem ser indicados analgésicos ou antieméticos para aliviar a dor e náuseas.

    A cirurgia é geralmente considerada quando a lama biliar causa sintomas muito intensos ou quando se encontram pedras na vesícula durante a ultrassonografia. O procedimento mais comum é a laparoscopia, que evita a complicação do fechamento dos canais biliares e a inflamação da vesícula.

    A boa notícia é que a lama biliar pode ser expelida naturalmente quando a causa que a provocou é resolvida, como no caso de gravidez ou perda rápida de peso. Porém, quando a lama persiste mesmo após a resolução do fator causador, não deve ser forçada a expulsão.

    Não existem tratamentos comprovados que consigam eliminar a lama biliar rapidamente, e forçar a sua expulsão pode resultar em diarreia e vômito, sem conseguir desobstruir a vesícula. Por isso, o recomendável é manter uma dieta equilibrada e saudável e ficar atento à presença de sintomas que indiquem cálculos biliares. Se surgirem, busque atendimento médico para um tratamento adequado.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Telegram Copy Link
    logo assinatura diário de Goiânia
    Redação Diário de Goiânia

    Notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes e muito mais em Goiânia e região. Acompanhe as notícias de quem vive e respira o cotidiano goianiense.

    Posts Relacionados

    Saúde

    6 opções de receitas com chá de guaco para aliviar a tosse

    06/05/2025
    Saúde

    Transtorno de escoriação: definição, sintomas, causas e tratamento

    05/05/2025
    Saúde

    Inflamação intestinal: sintomas, causas e tratamento

    02/05/2025
    Saúde

    Colágeno hidrolisado: definição, benefícios, variedades e formas de uso

    02/05/2025
    Saúde

    Neuralgia do trigêmeo: definição, sintomas, causas e opções de tratamento

    02/05/2025
    Saúde

    Bupropiona: indicações, modo de uso e efeitos colaterais

    30/04/2025
    Recentes

    Os Bastidores da Ficção: O Que Há Por Trás da Internação de Benedito Ruy Barbosa?

    25/05/2025

    Desvendando a Metamorfose: O Que Viu Quando Se Olhou no Espelho?

    25/05/2025

    Dhomini Revela Segredo Emocionante Para Carol e Desperta Suspeitas de Eliminação no Power Couple!

    25/05/2025

    Descubra o Encanto Secreto por Trás de Júlia Anquier, a Filha de Débora Bloch que Surpreendeu ao Casar com uma Cantora!

    25/05/2025
    Diversos

    Segredos Sombrios: A Chantagem que Leva Odete a um Corte Humilhante em Vale Tudo

    16/05/2025

    Redes de Órbita Baixa Pressionando Gigantes Geostacionários a Inovar

    19/03/2025

    Avanço do plano de execução das emendas parlamentares conta com respaldo do STF

    27/02/2025

    Descubra como um simples jardim pode transformar a privacidade de uma casa à beira da rua!

    15/02/2025

    Fique por dentro das últimas notícias de Goiânia e região no Diário de Goiânia. Informações atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes e muito mais!

    Posts Recentes

    Os Bastidores da Ficção: O Que Há Por Trás da Internação de Benedito Ruy Barbosa?

    25/05/2025

    Desvendando a Metamorfose: O Que Viu Quando Se Olhou no Espelho?

    25/05/2025
    Diversos

    15 melhores sucos para combater a anemia

    18/02/2025

    Descubra o Segredo Surpreendente para Sustentar uma Família de 4 com Apenas $120 por Semana!

    02/03/2025
    © 2025 Diário de Goiânia. Todos os Direitos Reservados
    • Home
    • Contato
    • Politica de Privacidade
    • Termos de Uso

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.