Alguns remédios caseiros podem ajudar a resolver a queda de cabelo, como a babosa, o chá verde e o gérmen de trigo. Esses ingredientes melhoram a circulação sanguínea e nutrem o couro cabeludo, o que é fundamental para ter cabelos saudáveis.
Esses remédios também ajudam a fortalecer e hidratar os fios. Isso estimula o crescimento e evita que os cabelos caiam. Contudo, se mesmo usando esses tratamentos caseiros a queda de cabelo continuar, o ideal é ir a um dermatologista. Ele vai avaliar as causas da queda e indicar o melhor tratamento para você.
Opções de remédios caseiros
-
Hidratante de babosa (Aloe vera)
A babosa é famosa pelo seu poder em cuidar dos cabelos. Ela ajuda na produção de colágeno, proporcionando mais fixação dos fios no couro cabeludo. Além disso, é rica em minerais que nutrem e hidratam o cabelo, fortalecendo os fios.Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de babosa
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal (coco, jojoba ou gergelim)
Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes em um recipiente. Com o cabelo limpo, aplique a mistura no couro cabeludo. Deixe agir por 10 a 15 minutos e depois lave com água fria e shampoo. Use esse hidratante uma vez por semana. -
Chá verde
O chá verde é excelente para fortalecer os cabelos. Ele contém um composto que ajuda a inibir uma enzima que enfraquece os fios e provoca a queda. Além de tudo isso, ele traz outros benefícios para a saúde.Ingredientes:
- 1 xícara de água
- 1 colher (chá) de folhas de chá verde
Modo de preparo:
Ferva a água e, após desligar o fogo, adicione as folhas de chá. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Coe e beba o chá. Pode-se consumir até 4 xícaras por dia, preferencialmente entre as refeições. -
Massagem com alecrim
O óleo essencial de alecrim aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajudando a combater a queda de cabelo e estimulando o crescimento. Muito usado na aromaterapia, esse óleo é poderoso.Ingredientes:
- 3 gotas de óleo essencial de alecrim
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal (abacate, jojoba ou gergelim)
Modo de preparo:
Misture bem os óleos. Após lavar os cabelos, aplique a mistura no couro cabeludo, fazendo uma massagem suave. Deixe agir por até 8 horas e depois lave com shampoo e água fria. Faça essa massagem uma vez por semana. -
Vitamina com gérmen de trigo e cenoura
O gérmen de trigo é rico em zinco, essencial para o fortalecimento e crescimento dos fios. A cenoura é rica em vitamina A, que ajuda a manter a saúde do cabelo e do couro cabeludo.Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de gérmen de trigo
- 1 copo de iogurte integral natural
- 1/2 cenoura pequena
- Mel a gosto
Modo de preparo:
Descasque e corte a cenoura em pedaços. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador até que fiquem bem misturados. Consuma essa vitamina pelo menos uma vez por semana. -
Chá de ginkgo biloba
O chá de ginkgo biloba também é uma boa opção, pois melhora a circulação no couro cabeludo. Isso ajuda no crescimento dos fios e combate a queda de cabelo.Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas secas de ginkgo biloba
- 1 xícara de água
Modo de preparo:
Ferva a água e, depois de desligar o fogo, adicione as folhas de ginkgo. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Coe e beba em seguida. Esse chá pode ser consumido até 3 vezes ao dia.
Essas opções ajudam bastante, mas a persistência da queda de cabelo deve ser avaliada. Se os remédios caseiros não resolverem, é fundamental buscar ajuda de um profissional para investigar as causas e possibilidades de tratamento.
Cuide bem dos seus cabelos e da sua saúde. Existem várias receitas e dicas para fortalecer os fios e diminuir a queda. Apostar em remédios naturais pode ser um bom caminho, mas lembre-se: o acompanhamento de um dermatologista é sempre a melhor escolha quando a situação não melhora.