Neste domingo, dia 6, uma manifestação com o lema “Anistia já” está marcada para acontecer em São Paulo, começando às 14h. O evento será realizado em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na famosa Avenida Paulista, um local icônico para protestos na cidade.
Nos últimos dias, o protesto ganhou bastante destaque nas redes sociais e também atraiu a atenção de muitos políticos. A organização do ato está sendo liderada por diversas figuras públicas, que convocaram seus apoiadores a comparecer. Entre os confirmados, estão parlamentares da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tradicionalmente costuma discursar por último nos eventos em que participa.
Além de Bolsonaro, outros líderes de direita também estarão presentes na manifestação. Até o momento, sete governadores de cinco partidos diferentes já anunciaram que irão ao ato. Os governadores são:
1. Tarcísio de Freitas (Republicanos) — São Paulo
2. Romeu Zema (Novo) — Minas Gerais
3. Cláudio Castro (PL) — Rio de Janeiro
4. Ratinho Júnior (PSD) — Paraná
5. Ronaldo Caiado (União Brasil) — Goiás
6. Jorginho Mello (PL) — Santa Catarina
7. Wilson Lima (União Brasil) — Amazonas
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também está promovendo a causa da anistia, especialmente em apoio aos presos do dia 8 de janeiro. Recentemente, ele compartilhou um vídeo nas redes sociais explicando seu ponto de vista e, até a noite de sábado, o vídeo já havia alcançado 54 milhões de visualizações apenas no Instagram.
A organização do ato também conta com a participação do pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Ele convocou a população para comparecer à Avenida Paulista, ressaltando a importância de uma manifestação pacífica em favor da anistia humanitária, que defende a liberdade de expressão.
O protesto terá cobertura especial, com várias plataformas de mídia cobrindo a manifestação de forma integrada. O canal no YouTube da Revista Oeste irá transmitir ao vivo, começando às 13h, com comentários de especialistas e repórteres que estarão na Avenida Paulista, contando tudo que acontece em tempo real. Além disso, haverá atualizações e postagens em redes sociais durante todo o evento, com vídeos e fotos dos principais momentos.