O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, chegaram neste sábado à noite, dia 10, em Pequim, na China. Eles ficarão no país por quatro dias. Essa é a quinta vez que Lula visita a China como presidente. Ele chegou à capital chinesa após uma visita à Rússia, onde concedeu uma entrevista coletiva.
Durante a estadia, o casal ficará hospedado no hotel The St. Regis Beijing, que também foi a sua escolha na visita anterior, em abril de 2023. Este hotel é administrado pelo governo chinês e possui diárias que podem chegar a R$ 2,5 mil. É situado em uma localização estratégica, perto do centro financeiro e do corpo diplomático da cidade. Na visita passada, a hospedagem foi oferecida como cortesia pelo governo chinês, mas até o momento não há confirmação se isso se repetirá desta vez.
No domingo, dia 11, não estão agendados compromissos oficiais. A agenda do presidente começa na segunda-feira, dia 12, em Xangai, onde participará de um seminário Brasil-China, organizado pela ApexBrasil.
Na terça-feira, dia 13, Lula retornará a Pequim para a abertura do 4º Fórum China-América Latina e Caribe, um evento intergovernamental que busca fortalecer a cooperação política, econômica e social entre a China e os países da América Latina e do Caribe. O fórum promoverá diálogos sobre desenvolvimento e investimentos.
Na parte da tarde do mesmo dia, Lula encontrará autoridades chinesas, incluindo o presidente Xi Jinping, o primeiro-ministro Li Qiang e o presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji. Esses encontros visam aprofundar a relação entre o Brasil e a China, fundamentais para a estratégia de cooperação internacional do país.