Uma pesquisa recente do Ipsos-Ipec revelou dados preocupantes para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O estudo, divulgado na noite da última quinta-feira, dia 13, mostra que o número de brasileiros que considera o governo atual ruim ou péssimo aumentou. Além disso, mais de metade da população desaprova a gestão do presidente, um fenômeno que não ocorria desde que ele assumiu seu terceiro mandato.
Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados afirmaram que não aprovam a maneira como Lula está governando o Brasil. Em comparação, apenas 40% expressaram aprovação. Esse é um aumento significativo na desaprovação, que, em dezembro de 2022, estava em 46%. Em março de 2023, a aprovação era maior, com 57% a favor e 35% contra.
Os pesquisadores também mediram o nível de confiança dos brasileiros em relação ao presidente. A pesquisa indicou que 58% dos participantes não confiam em Lula, um aumento de seis pontos percentuais em comparação a dezembro, quando esse número era de 52%. Essa falta de confiança pode impactar a forma como a população percebe o governo.
Adicionalmente, 41% dos brasileiros consideram a administração de Lula como ruim ou péssima, tornando essa a avaliação mais comum entre os entrevistados. Os dados ainda mostraram que 30% dos entrevistados acharam o governo regular e somente 27% o classificaram como ótimo ou bom.
Para realizar este levantamento, a equipe do Ipsos-Ipec entrevistou 2 mil eleitores em 131 municípios brasileiros entre os dias 7 e 11 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e a confiança nos resultados é de 95%. Isso significa que há uma grande probabilidade de que os números reflitam com precisão a opinião da população neste momento.
Esses resultados trazem um alerta sobre a percepção do governo Lula e indicam que é necessário observar como esses números podem influenciar a política e a administração pública no Brasil.