Uma onda de calor intensa continua afetando diversas regiões do país neste fim de ano, mantendo oito estados em alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo devido às altas temperaturas, que são causadas por um bloqueio atmosférico. Essa condição climática dificulta a formação de chuvas e permite que o ar quente se mantenha por longos períodos, resultando em dias abafados.
O alerta laranja do Inmet abrange os estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. Nas áreas afetadas, as temperaturas estão bem acima do esperado para dezembro, caracterizando a onda de calor.
Em Goiás, a situação é crítica, com temperaturas variando de 34 °C a 37 °C em praticamente todas as regiões. O sol forte e a baixa umidade do ar aumentam a sensação de calor e desconforto. A previsão de chuvas é mínima e, quando acontecem, costumam ser isoladas e com duração curta, sem impacto significativo para amenizar o calor.
Meteorologistas explicam que uma onda de calor é identificada quando as temperaturas ficam pelo menos cinco graus acima da média com duração de cinco dias ou mais. Este padrão tem sido notado em Goiás e nos demais estados que estão em alerta.
A previsão para o próximo fim de semana indica que podem ocorrer mudanças climáticas, com a possibilidade de pancadas de chuva em Goiás, principalmente no domingo. No entanto, mesmo com essas instabilidades, as altas temperaturas devem continuar.
Diante deste cenário, as autoridades recomendam que as pessoas aumentem a ingestão de líquidos, evitem ficar expostas ao sol por longos períodos, especialmente durante as horas mais quentes do dia, e tenham cuidado redobrado com crianças, idosos e aqueles com problemas de saúde. Essas medidas são importantes para prevenir problemas de saúde relacionados ao calor intenso.