Anna Miroshina, de 40 anos, é proprietária da Siam.Villas, uma agência imobiliária localizada na ilha de Koh Samui, na Tailândia. Ela se mudou para a ilha há doze anos, após enfrentar dificuldades em sua vida pessoal e uma crise profissional na Rússia, onde trabalhava na área de TI. Para dar uma pausa na sua vida em São Petersburgo, ela decidiu ajudar um amigo que havia aberto um bar em Samui.
Durante seu tempo no bar, Anna teve a oportunidade de explorar o mercado imobiliário da região. Isso se tornou uma nova paixão e ela começou a trabalhar como corretora freelance, o que lhe trouxe uma renda melhor do que seu trabalho anterior. A mudança para a Tailândia acabou se tornando uma decisão permanente, e Anna decidiu abrir sua própria agência imobiliária há dois anos, aproveitando a flexibilidade que a profissão oferece, já que na Tailândia não há necessidade de licença para atuar como corretor de imóveis.
A adaptação à vida em Samui tem sido positiva para Anna. Ela destaca o equilíbrio entre trabalho e lazer que conseguiu conquistar. Quando se sente cansada, vai à praia ou a ilhas vizinhas para relaxar. Ao contrário do estresse e da correria que sentia na Rússia, Samui oferece uma vida mais tranquila, com menos trânsito e um clima quente durante todo o ano. Na ilha, onde se sente segura e respeitada, a cultura é mais acolhedora, especialmente para mulheres.
Recentemente, Anna começou a aprender o idioma tailandês e tem planos de solicitar a cidadania do país nos próximos dois anos. Ela já se sente em casa na ilha, que ela considera um lugar onde as pessoas se apoiam e empoderam umas às outras.
A rotina de Anna começa cedo, às 5h30 da manhã. Ela aproveita o nascer do sol, se exercita e relaxa na praia antes de iniciar seu dia de trabalho, que inclui publicidade de propriedades, consultas com compradores e pesquisa de novos locais. O dia dela termina por volta das 7h da noite, quando ela se prepara para descansar.
Embora viver em Samui possa ser mais caro do que em outras partes da Tailândia, especialmente se a pessoa busca conforto ou luxo, há opções para diferentes orçamentos. Um apartamento simples pode custar a partir de 300 dólares por mês, enquanto muitos expatriados optam por residências de médio padrão que custam cerca de 1.300 dólares mensais. Para quem prefere luxo, as villas na praia podem ter aluguéis a partir de 20.000 dólares por mês.
Durante a filmagem da segunda temporada de “The White Lotus”, partes da série foram gravadas em Samui, mas Anna não notou um aumento significativo no interesse imobiliário na região. A fama da ilha já existia antes da série, e ela acredita que o amor por Samui continua forte entre os moradores e visitantes.
Três anos atrás, Anna decidiu que era hora de parar de alugar um imóvel e comprar uma casa, confirmando assim sua decisão de se estabelecer permanentemente na ilha. Para ela, Samui é mais do que um lugar para viver; é realmente seu lar.