Celebração de Hanukkah emociona família Boaz na novela ‘Dona de Mim’
Na novela “Dona de Mim”, o clima de festividade não ficará de fora, mesmo a trama se preparando para seu final marcado para 9 de janeiro, quando será substituída por “Coração Acelerado”.
A autora da novela, Rosane Svartman, decidiu abordar a celebração do Hanukkah, a festividade judaica, por meio da história da família Boaz. Apesar de a novela já ter mostrado um breve período de festas no capítulo exibido em 12 de dezembro, com referências ao Natal e Ano-Novo, está previsto um capítulo especial sobre Hanukkah no dia 25 de dezembro.
O Hanukkah, também conhecido como “Festa das Luzes”, é uma celebração judaica que dura oito dias, commemorando a vitória dos macabeus sobre a dominação grega selêucida no século 2 a.C. e a dedicação do Segundo Templo em Jerusalém. Durante esta festa, é tradição acender as velas da menorá, com uma vela sendo acesa a cada noite. Isso simboliza o milagre do azeite que, embora fosse suficiente para um dia, queimou por oito. Trocas de presentes e a preparação de alimentos fritos em azeite também fazem parte das tradições.
No emocionante episódio que retrata o Hanukkah, todos os membros da família Boaz, além de amigos, se reúnem na mansão para celebrar. No entanto, Rosa, interpretada por Suely Franco, sentirá a falta de Abel, papel de Tony Ramos. Ela expressará sua preocupação sobre o filho, apenas para descobrir que ele não poderá comparecer. Sofia, uma outra personagem da trama, tentará confortar o avô, trazendo um pouco de descontração ao ambiente. A confraternização culmina com homenagens alegres à memória de Abel.
Esse retrato da celebração do Hanukkah na novela representa uma oportunidade de apresentar a cultura judaica ao público, destacando os laços familiares e as tradições que unem as pessoas em momentos significativos.