domingo, 14 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Mobilização contra anistia acontece em Goiânia neste domingo

redacao@diariodegoiania.com
[email protected] EM 13 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 20:15

Neste domingo, 14 de outubro, Goiânia sediará um ato público a partir das 15h, com o objetivo de se manifestar contra a anistia para os condenados pelos eventos de 8 de janeiro e demais medidas que, segundo os organizadores, representam retrocessos na democracia. A concentração acontecerá na Praça Universitária, seguida de uma caminhada rumo ao Palácio das Esmeraldas.

O evento é organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e conta com o apoio de várias entidades civis, sindicatos, movimentos sociais, estudantes, representantes culturais e alguns parlamentares. Além de Goiânia, ao menos 49 cidades em todo o país também realizarão manifestações simultâneas.

Essa mobilização ocorre após a aprovação, na madrugada de quarta-feira, 10, da proposta de lei que muda a dosimetria das penas, considerada pelos organizadores uma alternativa ao Projeto de Lei da Anistia. Eles apontam que essa proposta poderia facilitar a redução das penas de pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em função das tentativas de golpe de Estado entre 2022 e 2023, especialmente os atos violentos de 8 de janeiro.

Os manifestantes em Goiânia não apenas rejeitam a anistia aos envolvidos em tentativas de golpe, mas também outras pautas que, segundo eles, ameaçam direitos sociais e garantias constitucionais. Entre esses temas estão a blindagem parlamentar, o “marco temporal” para demarcação de terras indígenas, a chamada “deforma administrativa” e a cassação do deputado federal Glauber Braga.

O vereador Fabrício Rosa, do PT, é um dos apoiadores do ato e já confirmou sua presença no evento. Ele acredita que a atual situação política exige uma resposta da população. “A mensagem que vem de Brasília é clara: para muitos, os direitos do povo não têm valor. Mas nós temos valor. Quando o povo se levanta, a democracia se fortalece”, afirmou.

Fabrício reforçou que a mobilização é uma oportunidade para a população manifestar sua insatisfação. “Vamos ocupar as ruas para deixar claro que não aceitamos a anistia para golpistas e que o Brasil deve ser do povo, não de quem busca conspirar contra ele”, destacou em suas declarações.

Nas redes sociais, o vereador fez um apelo à população de Goiânia, convidando todos que estão descontentes com as decisões do Congresso a se juntarem ao ato. Ele especificou o local e horário, enfatizando a importância da participação popular.

Outro vereador que se uniu à convocação foi Edward Madureira, também do PT, que expressou sua oposição ao projeto aprovado e ressaltou a necessidade da presença popular nas ruas.

Detalhes do Ato Político-Cultural em Defesa da Democracia:

  • Quando: Domingo, 14 de outubro
  • Horário: A partir das 15h
  • Local: Concentração na Praça Universitária, com caminhada até o Palácio das Esmeraldas.

Receba conteúdos e promoções