Elon Musk tá numa onda bem doida com o Twitter, agora chamado de X. Ele anunciou que a plataforma X foi adquirida pela sua empresa de inteligência artificial, a xAI, e essa transação deixou a nova X valendo 33 bilhões de dólares. Quando vi isso, pensei: “Pô, o cara tá jogando tudo no meio do barraco!”
Musk declarou que a aquisição foi feita em uma troca de ações. Isso significa que, com essa jogada, a xAI agora vale 80 bilhões. Ele ainda falou que X é tipo a praça digital, onde mais de 600 milhões de usuários vão pra pegar informação em tempo real. Já dá pra ver que ele tá bolado em transformar a X numa potência de crescimento. Mas aí, véi, tem coisa pra gente discutir.
Primeiro, o que Musk fala não é bem aceito pela galera do mercado. Ele diz que X vale mais agora do que ele pagou, ou seja, 45 bilhões. Na visão da galera que investe, na moral, esse valor tá superinflacionado. A real é que muitos especialistas acham que a X vale, na verdade, só 9,4 bilhões, desde outubro do ano passado. Se liga, o cara se enfiou numa treta por causa de mudanças que não agradaram os anunciantes, e muitos deles foram embora, contribuindo pra esse ranço.
Desde as eleições nos Estados Unidos, a X teve uma leve melhora, com algumas marcas voltando a olhar o que gastar em anúncios. Essas marcas tão tentando ficar de boa com o Musk, já que ele tem muito poder agora. Mas, mesmo com essa melhora, não dá pra acreditar que X vai valer tudo isso que Musk alega. Numa corrida pra vender a própria empresa? Ele é quem cria a narrativa.
A xAI, por outro lado, tá bombando. Cresceu em um ritmo da hora e já pega a mesma potência de computação que a OpenAI. A galera tá acreditando nessa empresa, e eles conseguiram levantar mais de 12 bilhões pra tocar o projeto adiante. Musk se empolgou e disse que agora ela vale 80 bilhões, por conta dessa nova jogada.
Por que xAI vale tanto? Ah, isso se deve ao boom da inteligência artificial, bicho. Quem tá investindo, mesmo na recessão, tá enxergando oportunidades. A xAI ainda tem a vantagem de lidar com um monte de dados em tempo real, já que a plataforma X é cheia de postagens. Todo mundo sabia que em algum momento ele daria uma respirada e mandaria grana pra X pra ajudar na dívida do app.
A situação da X é complicada. Sobre o financeiro, agora que não é mais empresa pública, os dados financeiros ficaram escondidos. Mas parece que a empresa tá bem perto de empatar as contas em 2024, segundo os dados que ela compartilhou com investidores nas últimas reuniões. O último ano fechado foi de 1,2 bilhões em lucro ajustado, bem abaixo dos 5 bilhões que era em 2021. A história é que, como o Musk mandou embora uma galera e cancelou muitos escritórios, os números tão se estabilizando.
A questão aqui é que eles estavam beirando a falência. Se os anunciantes ainda ficarem em cima do muro, a X pode vazar de vez, a qualquer momento. Mas é, esse quadro mudou um pouco depois das últimas eleições, que fez alguns anunciantes repensarem o investimento.
Agora, com essa troca de dinheiro entre a xAI e a X, é possível que a X encontre uma segurança financeira por um tempo. Olha aí o que o Elon falou: “O futuro da xAI e da X estão entrelaçados. Vamos misturar os dados, modelos, e assim por diante. Isso pode trazer um potencial imenso!”
Linda Yaccarino, a CEO da X, disse que a parceria foi de boa e que o futuro da plataforma não poderia ser mais brilhante. Mas, notando bem, ainda não sei se xAI vai ser um grande sucesso. Embora a união traga um apoio financeiro, a xAI pode acabar puxando a X junto se ela tiver prejuízo. É um migué em cima do outro.
Musk criou a xAI por causa da treta que teve com a OpenAI. Ele botou fé em virar o dono da empresa, mas a rejeição da OpenAI fez ele lançar a xAI como uma resposta que não fosse “woke”. Desde então, ele vive dando piada na OpenAI, tentando mostrar que os serviços dele são melhores e mais verdadeiros.
Mas, com tanta desinformação na X, é complicado considerar que os dados da xAI estejam 100% corretos. Essa situação é preocupante, mas, por outro lado, tem uma possibilidade de que a xAI consiga contratos governamentais que ajudem a manter a empresa funcionando.
Resumindo, a xAI agora tá financiando a X, e xAI tem investidores acreditando que a roda vai girar. O futuro parece que pode pintar algo da hora, uma vez que a xAI vire o sistema operacional do governo e capte grana dos contribuintes.
Mas, além disso, temos que considerar que o Musk é quem tá no controle, e a confiança que a galera tem nele ajuda a levantar esse império cheio de projetos duvidosos. E aí, será que vai dar certo essa empreitada?
Talvez. Se a xAI conseguir contratos governamentais, isso pode deixar a empresa e a X numa boa, independente de anúncios e tal. A galera vai perceber que a X pode mudar. Com isso, talvez o Musk e sua trupe consigam fazer algumas mudanças e soltar as rédeas da moderação que o aplicativo tinha antes.
No final de contas, a vitória de Trump no ano passado deu uma sobrevida à X. Ninguém achava que a plataforma ia continuar firme como estava. Curiosamente, Musk também afirmou que agora a X tem 600 milhões de usuários ativos mensalmente, contando com um aumento em relação aos 570 milhões de julho.
Então, no geral, é um dia bacana pro Musk e seus apoiadores, e é mais uma mostra de como pegar a onda das tendências do mercado pode mudar o jogo.