Novidades no WhatsApp: Como as Empresas vão se Comunicar com Você
A Meta, dona do WhatsApp, está trazendo umas paradas novas bem interessantes para as empresas que querem chegar mais perto de você, que é cliente. Agora, vai rolar a opção de “transmissões de negócios”, onde as marcas vão poder pagar pra mostrar suas ofertas para quem já trocou ideia com elas antes. É um babado, né?
Para quem tá ligando agora, essas transmissões vão facilitar a vida das empresas. Elas podem promover produtos e serviços de forma mais direta, atingindo pessoas que já mostraram interesse em algum momento. E o mais massa é que essa nova ferramenta vai funcionar mesmo fora das limitações habituais que o WhatsApp sempre teve em relação às mensagens de marketing. Ou seja, é a oportunidade perfeita pra encontrado seu crush em vez de ficar só na esperança!
Mas, fica tranquilo! Se não tá a fim de receber essas mensagens, você pode dar um “deixa pra lá” e optar por não receber futuras ofertas diretamente da mensagem. Se não curtir uma promoção específica, é só clicar em “Não estou interessado”. A Meta vai ficar de olho nessas respostas e monitorar o que rola para garantir que as empresas estão mandando conteúdos que realmente façam sentido e sejam relevantes pra galera. Isso é que nem um amigo que só fala de assunto chato – ninguém merece, né?
Aí, já que estamos falando de mensagens, a Meta vai colocar um limite na quantidade de mensagens publicitárias que cada usuário pode receber por dia. Assim, você não fica esmagado por notificações e não acaba perdendo a paciência com o WhatsApp. É aquele esquema de: mensagem legal é aquela que aparece na hora certa, e não em qualquer momento.
“Queremos que as mensagens das empresas sejam úteis e esperadas. Por isso, limitamos a quantidade de mensagens que as pessoas podem receber, assim evitamos um overloading no inbox”, diz a galera da Meta. Então, tá tudo na moral, de boa!
O intuito dessas mudanças é que as empresas possam se promover sem ser muito invasivas. Mas vale lembrar que, no fundo, o povo não é muito fã de receber notificação de propaganda. Então, se não for bem gerenciado, isso pode acabar gerando uma treta. Fica a dica, WhatsApp!
Por isso, é bem importante que a Meta esteja aperreada com isso e ofereça um jeito fácil de os usuários optarem por não receber publicidade. Eles já destacaram várias opções e controles que você, usuário, tem para escapar das mensagens comerciais, caso não queira.
A ideia é que essas mudanças ajudem a evitar um ranço maior no uso do aplicativo. Se tudo der certo, essa transparência e os controles disponíveis podem ser o caminho e tanto pra diminuir a resistência do povo, enquanto criam novas opções de promoção pras empresas. Isso é firmeza!
Outra parada bacana é que, se você mudar de ideia, também vai ser possível voltar a ativar as ofertas que antes tinha deixado de lado. Ou seja, se do nada você tá bolado com um produto, pode reverter e receber as mensagens novamente. Isso dá uma sensação de controle bem legal, né?
O WhatsApp sempre foi um desafio pra Meta. Apesar de ter mais de 2 bilhões de usuários, monetizar essas mensagens diretas sempre foi complicado pra qualquer aplicativo. Eles já tentaram várias abordagens diferentes e agora estão começando a inserir mais ferramentas de negócio em lugares estratégicos, como a Índia, que tem uma enorme galera usando o WhatsApp por lá – são mais de 500 milhões de usuários.
Essas opções de publicidade dão mais um reforço na capacidade da Meta de lucrar com esse público gigantão, mas é claro que eles têm que tomar cuidado. A última coisa que eles querem é deixar a galera bolada com muita promoção. É aquela linha tênue: liberar ofertas demais e flopar pode ser um tiro no pé. Então, é hora de criar um equilíbrio!
No fim das contas, o que queremos são mensagens que ajudem, que sejam da hora e que não transformem nosso WhatsApp num barraco de propagandas. As mudanças estão aí e agora é só aguardar pra ver como vai ser a receptividade do povo. Se tudo funcionar, é um win-win!
Vamos torcer para que as empresas aproveitem o novo recurso de forma sussa e que as comunicações sejam sempre relevantes pra você. Assim, fica tudo suave e rola um rolê mais tranquilo entre o usuário e as marcas, sem estresse e com bastante transparência. Então, fica ligado nas novidades e bora interagir!