Remada Viking da Noruega irrita Suécia na Copa
A celebração conhecida como "remada viking", adotada pela seleção da Noruega durante a Copa do Mundo, ganhou não apenas as redes sociais, mas também as ruas, ao reunir entusiastas da "coreografia" até em Minas Gerais. Engana-se quem pensa que a festa agrada a todo mundo. Enquanto torcedores e jogadores noruegueses seguem repetindo o gesto em estádios e festas, suecos e dinamarqueses demonstraram incômodo com a crescente popularidade da comemoração.
A coreografia simula o movimento de remadores em um barco viking e ganhou ainda mais destaque após o capitão da Noruega, Martin Ødegaard, liderar jogadores, comissão técnica e torcedores na celebração depois da vitória por 3 a 2 sobre o Senegal. O entusiasmo foi tão grande que fãs tentaram convencer até o rei da Noruega a participar da encenação durante as comemorações.
Na Suécia, porém, a recepção tem sido menos calorosa. Alguns jogadores consideram a manifestação excessivamente repetitiva e semelhante ao famoso "thunderclap", o aplauso sincronizado que ficou conhecido mundialmente com a seleção da Islândia em torneios anteriores. O zagueiro sueco Gustaf Lagerbielke foi um dos que demonstraram irritação ao comentar o tema.
— Eu nunca vou fazer isso. Nós apenas suspiramos. Talvez principalmente por causa das equipes de TV, que escolhem mostrar isso toda vez. É muito parecido com o vulcão islandês, afinal. Mas cada um com o seu barco — afirmou. O atacante Elliot Stroud também minimizou a novidade. — Talvez esteja começando a ser usado demais. Parece que eles fazem isso toda vez que têm oportunidade. Mas funciona bem para eles — disse.
A Suécia, no torneio, não tem tantos motivos assim para comemorar. Após estrear com uma vitória por 5 a 1 sobre a Tunísia, a equipe sofreu uma derrota pelo mesmo placar para a Holanda na rodada seguinte. Já na Dinamarca, que sequer se classificou para a Copa após perder a repescagem para a República Tcheca, o sucesso da Noruega tem sido acompanhado com uma mistura de inveja e humor.
Em artigo publicado no tabloide dinamarquês BT, o jornalista Johnny Wojciech Kokborg brincou que a euforia norueguesa estaria se aproximando de um "bullying nórdico entre adultos". — Os noruegueses estão vivendo a festa de suas vidas. E, além disso, com uma seleção que realmente sabe jogar futebol. O fato é que a Noruega pode acabar machucando muitas equipes. Mas, acima de tudo, dói em nós, dinamarqueses, admitir que já não somos os melhores da região nórdica — escreveu. Ele concluiu em tom bem-humorado: — É simplesmente insuportável. Vocês estão zombando de nós, Noruega.