Onda de frio: até quando dura?
A primeira onda de frio do inverno de 2026 ainda mantém as temperaturas baixas em parte do país nesta quinta-feira (25), mas começa a perder força a partir de sexta (26).
A massa de ar polar continua influenciando áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e até do sul da Região Norte. Há inclusive previsão de geada, nevoeiro e temperaturas abaixo de 0°C em alguns pontos do Sul do país.
No Sudeste, a frente fria responsável pela chuva volumosa dos últimos dias já se desloca para o oceano, mas ainda deixa muitas nuvens e provoca precipitações em áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo a Climatempo, a tendência é que a chuva diminua primeiro na capital paulista e na faixa leste do estado, embora ainda possa ocorrer de forma isolada.
Em São Paulo (SP), a quinta-feira ainda será marcada por céu encoberto, garoa e chuva em alguns momentos. As precipitações devem ocorrer com menos frequência e intensidade do que nos dias anteriores, quando os acumulados superaram 100 milímetros em partes da capital e da Região Metropolitana.
Mesmo com a diminuição da chuva, o frio continua intenso. A capital paulista pode ter novamente uma das tardes mais geladas do ano, com máxima próxima de 14°C. Na quarta-feira (24), os termômetros ficaram em torno de 13,5°C durante a tarde, a menor temperatura máxima registrada na cidade em 2026.
Segundo César Soares, meteorologista da Climatempo, a mudança mais perceptível nesta quinta será a redução das precipitações, mas o céu continuará carregado. “A chuva vai começar a enfraquecer em São Paulo, com uma precipitação bem menos frequente e menos intensa na capital e na faixa leste. Ainda mantemos o céu carregado e nublado, e existe a possibilidade de termos novamente a tarde mais fria do ano”, explica.