quarta-feira, 24 de junho de 2026Noticias em tempo real
Diário de Goiânia
Insights

Novo remédio contra calvície é maior avanço em décadas

Por Diário de Goiânia · · 1 min de leitura

A calvície, também conhecida como alopecia androgenética, pode ganhar um novo tratamento. O medicamento VDPHL01, desenvolvido pela biofarmacêutica Veradermics, apresentou resultados positivos em um estudo clínico. Segundo dados divulgados pela empresa, 79,3% dos pacientes que receberam uma dose única diária do medicamento relataram melhora na queda de cabelo após seis meses. No grupo que tomou a dose duas vezes ao dia, o índice foi de 86%.

O VDPHL01 é um composto de minoxidil de liberação prolongada e está em estágio avançado de desenvolvimento. O tratamento ainda não foi aprovado por órgãos reguladores. A expectativa da biofarmacêutica é submetê-lo para aprovação da FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, e da EMA, agência europeia. Se aprovado, o lançamento comercial está previsto para o final de 2027 ou início de 2028.

Os pesquisadores também observaram o crescimento capilar dos participantes. A percepção deles foi de crescimento em 72% dos casos no grupo de uso único diário e em 84,4% no grupo de uso duas vezes ao dia.

O estudo testou o VDPHL01 em 519 pacientes homens, divididos em três grupos: um que recebeu 8,5 mg uma vez ao dia, outro com a mesma dose duas vezes ao dia e um grupo placebo. O medicamento se diferencia por ser oral, ou seja, ingerido, e ter absorção constante e lenta pelo organismo, ao contrário do minoxidil aplicado diretamente na pele.

O dermatologista Michael Gold, pesquisador do estudo, afirmou que o VDPHL01 é a primeira formulação oral de minoxidil desenvolvida especificamente para a queda de cabelo padrão. Ele também destacou os resultados positivos de eficácia e segurança na Fase 3 do estudo. A empresa informou que não foram observados eventos adversos graves relacionados ao tratamento, nem eventos adversos de interesse especial de origem cardíaca.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Leia também