Novo lote do PIS/Pasep liberado hoje; veja se tem direito
Trabalhadores com valores no antigo fundo PIS/Pasep começam a receber, nesta quinta-feira (25), um novo lote de pagamentos do chamado “dinheiro esquecido”. Nesta etapa, os valores contemplam quem solicitou o ressarcimento até 31 de maio.
Já quem pedir o ressarcimento até terça-feira (30) receberá o dinheiro em 27 de julho, conforme o calendário divulgado pelo governo.
O antigo fundo PIS/Pasep era usado para incrementar a renda de trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos entre 1971 e 1988. Ele é diferente do abono salarial PIS/Pasep pago atualmente.
O trabalhador pode checar se tem valores a receber por meio do site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS.
Como consultar e pedir o ressarcimento
Para saber se tem direito, o trabalhador deve acessar o site Repis Cidadão ou o aplicativo do FGTS. No sistema, é possível verificar o saldo disponível e solicitar o saque.
O pedido de ressarcimento pode ser feito a qualquer momento. Após a solicitação, o pagamento segue o calendário divulgado pelo governo, que prevê datas específicas para cada lote.
O governo estima que cerca de 10 milhões de trabalhadores ainda não sacaram os valores do antigo fundo. O total disponível para saque ultrapassa R$ 26 bilhões.
Os valores esquecidos incluem cotas do PIS para trabalhadores da iniciativa privada e do Pasep para servidores públicos. Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988 pode ter direito ao dinheiro.