Memphis some da FPF, mas Corinthians confia em novo contrato
O atacante Memphis Depay, do Corinthians, não aparece mais no sistema de registro de atletas da Federação Paulista de Futebol (FPF). A situação foi causada por um erro do clube no momento da contratação do jogador, em setembro de 2024. Na ocasião, o vínculo foi cadastrado com validade até 20 de junho de 2026.
O contrato real do holandês, no entanto, é válido até 31 de julho de 2026. Caso o registro estivesse correto, Memphis ainda poderia disputar partidas pelo Corinthians após a Copa do Mundo antes do fim do seu vínculo. A regularização depende do envio da documentação atualizada à FPF.
Internamente, o Corinthians trabalha com a possibilidade de resolver a situação por meio de um novo contrato com o atacante. Como o UOL publicou com exclusividade no dia 8 de junho, o clube apresentou a Memphis uma proposta para ampliar o vínculo até julho de 2028. A diretoria aguarda uma resposta do jogador, que está concentrado com a seleção da Holanda para a disputa da Copa do Mundo.
A avaliação no Corinthians é que, em caso de acordo pela renovação, o novo contrato poderá substituir a necessidade de atualização do registro atual. O clube mantém conversas com o estafe do atleta e segue tratando a permanência do camisa 10 como uma possibilidade para as próximas temporadas.
O UOL apurou que o documento encaminhado ao estafe de Memphis prevê vínculo até julho de 2028 e uma reestruturação completa do modelo financeiro atualmente em vigor. A proposta contempla redução nos valores globais do contrato em relação ao acordo firmado em 2024. A diminuição superaria R$ 50 milhões na comparação com o compromisso atual.
O modelo também prevê divisão dos custos entre os departamentos de futebol e marketing. A maior parte dos recursos sairia do orçamento do futebol, enquanto uma parcela menor seria absorvida pela área comercial do clube. A estrutura financeira desenhada para a renovação não depende exclusivamente da entrada imediata de novos parceiros.
Ainda assim, o clube segue em busca de empresas que possam participar da operação ao longo da vigência do contrato. O Corinthians entende que a imagem de Memphis pode ser utilizada na aproximação com patrocinadores e parceiros comerciais. A estratégia inclui tanto empresas já ligadas ao clube quanto marcas que possam se interessar por projetos envolvendo diretamente o jogador.
Em paralelo, o Timão também prevê o parcelamento dos cerca de R$ 43 milhões que ainda deve a Memphis em bonificações previstas no contrato atual. A proposta foi elaborada por diferentes setores da estrutura corintiana, com participação das áreas de futebol e marketing. O trabalho foi realizado com conhecimento e consentimento da presidência.
Nos bastidores, integrantes da diretoria tratam o documento também como um instrumento para medir a disposição de Memphis em permanecer no clube dentro de novas condições financeiras. O entendimento é que eventuais ajustes ainda poderão ocorrer durante as negociações. O presidente do Corinthians tem manifestado a pessoas próximas o desejo de manter o atacante no elenco. Ao mesmo tempo, a orientação interna é evitar compromissos considerados incompatíveis com a realidade financeira do clube.
Memphis ainda não respondeu oficialmente à proposta. A expectativa corintiana é receber uma manifestação do estafe do jogador após o encerramento da participação da Holanda na Copa do Mundo. Enquanto aguarda uma definição, o Corinthians acompanha a situação do registro do atacante junto à FPF. O clube entende que a questão poderá ser solucionada tanto por meio da correção do vínculo atual quanto pela formalização de um novo contrato.