segunda-feira, 22 de junho de 2026Noticias em tempo real
Diário de Goiânia
Insights

Maradona: A Mão de Deus 40 Anos Depois

Por Diário de Goiânia · · 2 min de leitura

Há 40 anos, a jornalista Lourdes Heredia, então com 17 anos, testemunhou um dos momentos mais controversos da história do futebol: a "Mão de Deus" de Diego Maradona. Ela estava no Estádio Azteca, na Cidade do México, para assistir à partida entre Argentina e Inglaterra pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1986.

Lourdes não era fã de futebol e nunca havia ido a um jogo. O convite surgiu quando um amigo de seu pai ofereceu dois ingressos que não poderia usar. A mãe dela não hesitou em aceitar, vendo a oportunidade como única na vida. O pai, preocupado com a tensão entre torcedores argentinos e ingleses após a Guerra das Malvinas, acabou concordando.

No estádio, a atmosfera era de festa. Lourdes se vestiu como se fosse a uma festa, com muita maquiagem, e se deixou levar pelo clima. Durante o jogo, ela mal prestava atenção, envolvida na "ola" mexicana. Foi então que Maradona marcou o primeiro gol, que gerou confusão e debates entre os torcedores. Ela perguntou a um homem ao lado sobre o ocorrido, e ele explicou que o jogador argentino havia usado a mão para empurrar a bola para a rede, mas o árbitro não viu e validou o gol.

Quatro minutos depois, Maradona marcou o segundo gol, que Lourdes considera ainda mais marcante. O estádio ficou em silêncio enquanto ele corria com a bola, driblando jogadores ingleses, até chutar para o gol. A explosão da torcida foi geral, e até mesmo alguns ingleses comemoraram.

Após o jogo, vencido pela Argentina por 2 a 1, Lourdes e sua mãe saíram do estádio. A sensação que ficou não foi apenas a da partida, mas a de estar no Azteca, que havia sido um local de refúgio após o terremoto de 1985 na Cidade do México. Ela se lembra do orgulho de ser mexicana e da alegria de vivenciar aquele momento.

O primeiro gol ficou conhecido como "Mão de Deus", termo cunhado pelo próprio Maradona, que disse: "[O gol foi marcado] um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus". Apesar da controvérsia, Lourdes afirma que o segundo gol foi espetacular e que, pessoalmente, se gabaria mais dele. O futebol nunca a empolgou tanto, mas aquela partida permanece em sua memória.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Leia também