Loucuras de Bielsa: espionagem, granada e faxina
O técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, é conhecido por seu estilo excêntrico e por episódios marcantes em sua carreira. Nesta sexta-feira (26), às 21h, ele comanda a seleção uruguaia contra a Espanha, em jogo válido pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo. A partida é decisiva para o Uruguai, que pode avançar ou ser eliminado da competição.
Antes de ser técnico, Bielsa foi zagueiro e jogou por Newell’s Old Boys, Instituto e Argentino de Rosário, na Argentina, onde se aposentou no início dos anos 1980. Como treinador, seu primeiro clube foi o Newell’s Old Boys, onde começou a construir sua fama de “Loco”.
No início dos anos 1990, quando comandava o Newell’s, sua equipe perdeu por 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores. Torcedores furiosos cercaram a casa de Bielsa. Ele apareceu na porta segurando uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. O time chegou à final daquele campeonato, perdendo o título para o São Paulo. Bielsa se tornou uma lenda no clube, onde venceu o campeonato argentino duas vezes. O estádio do Newell’s foi rebatizado como Estádio Marcelo Bielsa.
No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa ordenou que seus jogadores passassem três horas recolhendo lixo e limpando o centro de treinamento. O objetivo era mostrar o esforço de um trabalhador comum para comprar ingresso para os jogos. Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário na segunda divisão inglesa. Bielsa assumiu a responsabilidade e disse que espionava todos os adversários. O clube foi multado em 200 mil libras.
Em outro jogo pelo Leeds, contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol, porque o Leeds havia marcado com um jogador do Villa caído em campo. O empate custou caro e acabou com as chances de acesso naquela temporada. Apesar disso, Bielsa conseguiu levar o Leeds à Premier League em 2020, após 16 anos de ausência.
No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no centro de treinamento. No dia seguinte, ele disse em entrevista coletiva que havia se autodenunciado à polícia pelo ocorrido. Em 2012, após perder para o Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa levou uma caixa de papelão com anotações sobre o clube para o técnico adversário, mostrando que havia estudado o time.
Em 2016, Bielsa foi anunciado como técnico da Lazio, na Itália, mas pediu demissão dois dias depois. O motivo foi o não cumprimento de promessas de contratações feitas pela diretoria.