terça-feira, 23 de junho de 2026Noticias em tempo real
Diário de Goiânia
Insights

Kim Jong-un reafirma status nuclear da Coreia do Norte

Por Diário de Goiânia · · 1 min de leitura

O líder norte-coreano Kim Jong-un afirmou que a Coreia do Norte exercerá sua posição como um "Estado nuclear" para lidar com a situação de segurança global, que classificou como imprevisível e complexa. A declaração foi divulgada nesta terça-feira pela agência estatal de notícias KCNA.

Durante um discurso, Kim disse que "incidentes e eventos inimagináveis e espantosos" estão ocorrendo por causa da ganância "gangster" das forças hegemônicas. Ele culpou os Estados Unidos pelo agravamento dos conflitos na Europa e no Oriente Médio.

A fala aconteceu em uma reunião do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, realizada de sábado a segunda-feira, segundo a KCNA. O líder norte-coreano também acusou os EUA e a Coreia do Sul de tornarem a situação de segurança na península coreana mais perigosa, ao reforçarem seu arsenal nuclear conjunto, que, segundo ele, tem o único propósito de atacar a Coreia do Norte.

Kim Jong-un discursou durante a segunda reunião plenária do Nono Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em Pyongyang. A imagem do líder foi divulgada pela KCNA em 23 de junho de 2026.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Leia também