Ipec: 38% reprovam e 32% aprovam Lula
Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta semana mostra que 38% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ruim ou péssimo. Outros 32% consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 28% a classificam como regular.
O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 17 de junho e ouviu 2 mil eleitores em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em comparação com a pesquisa anterior, a avaliação negativa oscilou de 40% para 38%, dentro da margem de erro. Já a avaliação positiva caiu de 33% para 32%. O índice de avaliação regular subiu de 24% para 28%.
Os dados indicam uma estabilidade na percepção da população sobre o governo, com ligeiras oscilações dentro do limite estatístico. A pesquisa foi encomendada pela Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em outro tema da política nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL) lideram o ranking de representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda antecipada. Desde o dia 1º de janeiro, foram registrados 135 pedidos de investigação sobre o assunto. Os dois partidos concentram a maior parte das reclamações, que envolvem possíveis irregularidades cometidas antes do período oficial de campanha eleitoral.