Ernestina Pais muere a los 54 años en accidente ferroviario
A jornalista argentina Ernestina Pais morreu nesta sexta-feira aos 54 anos em um acidente de trem em San Isidro. Segundo fontes policiais, ela dirigia seu carro quando cruzou uma passagem de nível com a barreira abaixada e foi atingida pela locomotiva.
Pais conduzia um Honda City preto quando tentou passar pelo cruzamento ferroviário localizado nas ruas Sáenz Peña e El Cano, no ramal Tren de la Costa da linha Mitre. O impacto ocorreu no lado do motorista. Ela foi a única vítima do acidente.
A jornalista foi uma figura conhecida do rádio e da televisão argentina. Em 2009, foi apresentadora do programa Caiga Quien Caiga (CQC), sendo a única mulher a ocupar esse cargo no programa. Antes, fez parte do painel do Mañanas Informales, no Canal 13, com Jorge Guinzburg. Com o humorista, começou a colaborar no início dos anos 2000 no histórico programa La Biblia y el Calefón.
Conhecida por seu histrionismo e estilo direto, Pais conquistou seu espaço na mídia após o caminho iniciado por sua irmã Federica Pais, que começou na apresentação anos antes. Em 2013, esteve à frente da revista Desayuno americano, na América TV. De 2019 a 2021, foi comentarista no Intratables, programa de debate político do mesmo canal.
A investigação do acidente está a cargo de Patricio Ferrari, fiscal geral adjunto de San Isidro, responsável pela Unidade Funcional de Instrução (UFI) de Martínez.
Histórico de acidentes e luta contra o alcoolismo
Nos últimos anos, a atriz sofreu diversos acidentes de trânsito que preocuparam seu círculo social. O mais recente havia sido em março, no bairro de Vicente López. Pais estava no mesmo veículo do acidente desta sexta-feira pela Avenida del Libertador, entre Las Heras e Lavalle. Ela colidiu com um Alfa Romeo branco, causando amassados em ambos os veículos. Na ocasião, recusou-se a fazer o teste do bafômetro.
Anteriormente, havia sofrido outros quatro incidentes nos últimos sete anos. O primeiro foi em 2019, por volta das 2h30 da madrugada, quando, em suposto estado de embriaguez, bateu em um carro estacionado em uma rua de Olivos, em Vicente López, e tentou fugir. Em 2022, colidiu com um carro no bairro portenho de Palermo, tentou escapar e foi detida pela polícia. Em 2023, bateu novamente em um veículo estacionado no bairro de Núñez e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Naquela vez, também foi lavrado um auto, seu veículo foi apreendido e ela foi levada para casa em uma viatura policial.
Pais foi internada há dois anos por alcoolismo e recebeu alta há cerca de um ano e meio. A internação foi forçada. "Já tinha tentado muitas vezes tratar o assunto, esta internação não foi a primeira. Foi uma internação forçosa, porque fui judicializada e, para chegar à judicialização, passei por outras tentativas de desintoxicação que fracassaram", disse ela. Recentemente, atuava na peça de José María Muscari, El divorcio del año, onde interpretava uma advogada alcoólatra.
Sobre o assunto, ela afirmou: "Não acredito que tenha vencido as batalhas contra o vício. Uma coisa era meu discurso quando saí da internação. Outra muito diferente é o que tenho agora. Sei que não venci o alcoolismo porque vi colegas recaírem, estive em situações perigosas... então hoje tenho outro discurso e quando vou em direção à garrafa penso: 'Hoje te venci, por estas 24 horas te venci. Estou neste palco, sóbria, cheguei na hora, fiz tudo certo, então hoje te venci'".