Alexandre Slaviero: livro e volta à TV
Após mais de 20 anos vivendo no Rio de Janeiro, o ator Alexandre Slaviero voltou para Curitiba, sua cidade natal, em busca de um ritmo de vida mais calmo. Nesse processo, ele escreveu seu primeiro livro, "De ator para ator — O simples é tudo", que acaba de ser lançado.
Slaviero disse que a obra reúne sua experiência dos últimos 23 anos como ator. "O livro nasce do meu silêncio, da minha calma nesse momento da minha vida, da vontade de compartilhar e de expor aquilo que eu entendo do nosso ofício", afirmou. Ele conta que a ideia surgiu de forma natural ao se distanciar do ritmo intenso de gravações no Rio.
O ator revelou que o livro deve se tornar uma trilogia. Além da escrita, ele tem se dedicado a mentorias e à carreira de empresário, mas não descarta voltar a atuar na TV. "Nunca deixei de ser ator. Tenho vontade e saudade de estar atuando", disse. Slaviero também prepara o lançamento de um aplicativo chamado VoxScene, voltado para atores, dubladores e locutores.
Alexandre estreou em "Malhação" aos 19 anos e trabalhou na novela por quatro temporadas. Seu último trabalho na TV foi em "Gênesis", da Record, em 2021. Mesmo afastado das telas, ele diz estar feliz com a decisão e aproveita o tempo para estudar e escrever. "Nunca imaginei que eu ia escrever um livro. Estou gostando tanto que logo vou fazer também um de ficção", contou.
Aos 42 anos, o ator comentou pela primeira vez sobre ter sido alvo de etarismo nas redes sociais. Internautas criticaram sua aparência, dizendo que ele estava envelhecido. "Incomoda ver tanta gente querendo o mal alheio. Usam duas ou três fotos minhas e ficam replicando até hoje para ganhar engajamento", desabafou. Ele afirmou que na época estava testando visuais para um personagem e que as imagens foram usadas fora de contexto.
Slaviero disse que se sente bem com a idade que tem. "Entrar nos 40 foi como entrar nos 34, 35 ou 36. Não vemos os anos passando, a gente só está ganhando experiência", afirmou. Para ele, a idade não importa, e sim a forma de ver a vida.
Outros ex-atores de "Malhação" que mudaram de carreira
Márcio Kieling, que interpretou o Perereca em 1999, entrou para o mercado financeiro e se apresenta como trader. Luiza Valdetaro, protagonista em 2007, hoje é advogada e trabalha com finanças. Pablo Uranga, que viveu Leo na primeira temporada em 1995, tornou-se diretor e historiador. Gabriel Falcão, protagonista em 2013, passou em concurso para o Itamaraty e virou diplomata.
Bianca Salgueiro, que viveu a protagonista Anita em 2014, se formou em engenharia mecânica e mora em Barcelona. Cassia Linhares, que fez parte do elenco em 1998, fez pós-graduação e hoje atende como nutricionista. Daniel Erthal, da temporada de 2005, foi descoberto como vendedor de bebidas ambulante em 2024 e atualmente é dono de um bar. Java Mayan, que atuou entre 2005 e 2007, administra uma pousada no Rio e é jogador de pôquer. Daniela Pessoa, que viveu a Magali em 2003, é advogada e artista plástica. Fábio Azevedo, que fez o Marcelo em 2000, atua como dublador e diretor de dublagem.