domingo, 30 de novembro de 2025
Notícias de última hora

Globo lança novela no celular com apoio do Santander

redacao@diariodegoiania.com
[email protected] EM 28 DE NOVEMBRO DE 2025, ÀS 06:13

Na terça-feira, dia 25, a Globo lançou a novela “Tudo por uma segunda chance”, a primeira produzida especificamente para ser assistida na vertical, ideal para dispositivos móveis. Este projeto inédito, patrocinado pelo Santander, terá um total de 50 episódios que serão transmitidos em blocos de dez, todas as terças, até o dia 23 de dezembro, pelos perfis da emissora nas redes sociais.

Cada episódio da série tem uma duração curta, de dois a três minutos, o que busca se adequar à rotina de quem consome conteúdo pelo celular. A história gira em torno de Lucas, interpretado por Daniel Rangel, um herdeiro que acaba entrando em coma após ingerir veneno que seria destinado à sua noiva, Paula, vivida por Débora Ozório. A trama tem como vilã Soraia, personagem interpretada pela influenciadora Jade Picon, que possui mais de 20 milhões de seguidores em redes sociais. O elenco também conta com a presença de Lilia Cabral.

O diretor artístico da novela, Adriano Melo, explicou que as filmagens na vertical exigem uma abordagem diferente em relação ao enquadramento, já que é preciso considerar mais espaço acima e abaixo dos personagens. Ele enfatizou que este formato traz uma nova perspectiva para a dramaturgia, permitindo uma conexão maior com o público que cresceu consumindo conteúdo digital ou que prefere histórias mais breves.

O Santander, como patrocinador exclusivo, terá sua marca visivelmente integrada à produção. Os personagens utilizarão serviços da instituição financeira, como pagamentos via Pix e outras funcionalidades disponíveis no dia a dia. Essa estratégia é parte do plano do banco de reforçar sua presença no TikTok, onde a base de seguidores cresceu 67% neste ano.

Guilherme Bernardes, executivo de marketing do Santander, comentou que estar ativo nas redes sociais ajuda a revigorar a marca, já que as pessoas costumam passar muito tempo online. Ele destacou que a presença em movimentos culturais resulta em um público mais engajado com a instituição.

A novela é parte de uma estratégia da Globo para expandir formatos curtos voltados para o digital e desenvolver narrativas que cruzem diferentes plataformas. No dia 12 de dezembro, a plataforma Globoplay também lançará uma nova produção vertical chamada “Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário”, que contará com 50 episódios curtos. Os sete primeiros capítulos serão disponibilizados gratuitamente, enquanto os demais serão exclusivos para assinantes, e o patrocínio ainda está sendo negociado.

Além disso, a emissora já está em processo de criação de novas “novelinhas” derivadas de histórias já exibidas, utilizando cenas originais para narrar as jornadas de personagens icônicos, como Bibi Perigosa, Ramiro, Kelvin e Angel.

As novelas verticais, que começaram a ser produzidas na China durante a pandemia, têm se transformado em um mercado bilionário. Em 2024, espera-se que este setor, excluindo a China, movimente cerca de US$ 1,4 bilhão, segundo dados de uma consultoria.

No cenário nacional, a série “Seleção de Estrelas”, lançada no aplicativo Kwai em 2022, obteve 64 milhões de visualizações em apenas três semanas. Além disso, o SBT também produziu a “Vivendo na Gringa” no mesmo ano, mostrando o potencial e o crescimento desse formato de entretenimento.

Receba conteúdos e promoções