16/01/2026
Diário de Goiânia»Notícias»Fundo social premia ganhadores do concurso ‘Digitar e Sonhar’

Fundo social premia ganhadores do concurso ‘Digitar e Sonhar’

Na última quarta-feira, 26 de setembro, o Fundo Social de Solidariedade realizou a cerimônia de premiação do concurso cultural “Digitar e Sonhar”, no Parque Anilinas. Este concurso teve a participação de 85 alunos do 9º ano da UME Padre Manoel da Nóbrega. O tema escolhido foi “Um olhar do espaço onde eu vivo”. Os alunos precisaram enviar fotos acompanhadas de legendas que ilustrassem a visão deles sobre como preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida no planeta.

Simone Lopes, presidente do Fundo Social de Solidariedade, destacou a importância do projeto: “O objetivo do concurso foi cumprido: incentivar a conscientização sobre o lugar onde os jovens vivem. Estamos muito felizes com o envolvimento da comunidade e com o resultado.” A primeira-dama, Janaína Lopes, também participou da curadoria do evento, que contou com a colaboração das secretarias de Educação e de Cultura.

Durante a cerimônia, 23 fotos-legendas selecionadas foram exibidas. As três melhores receberam prêmios, sendo que os primeiros colocados ganharam notebooks, enquanto os quarto e quinto lugares foram premiados com um curso de inglês básico. Todos os finalistas receberam certificados de participação.

As fotos deveriam ser originais, sem o uso de bancos de imagens ou ferramentas de inteligência artificial. Uma Comissão Examinadora avaliou as obras segundo critérios como sensibilidade, expressão, observação da realidade e a conexão entre a imagem e a legenda.

Os vencedores do concurso foram:

  • 1º Lugar: Agatha Emanuelle dos Reis Santos da Silva, com 600 pontos. Sua imagem retratou um pôr do sol vibrante. Ela escreveu: “Os azuis profundos da noite abraçando os laranjas e amarelos vibrantes do pôr do sol. Uma paleta de cores perfeita no horizonte.”

  • 2º Lugar: Elton Alan Lourenço da Silva, com 594 pontos. Ele capturou a silhueta de um guará-vermelho com vista para o rio, e comentou: “Às vezes é preciso olhar através das formas para enxergar a beleza do horizonte.”

  • 3º Lugar: Maria Vitória da Conceição dos Santos, com 586 pontos. Sua foto mostrava o nascer do sol sobre o rio, com a legenda: “O sol nasce e, com ele, a lembrança de que até a escuridão mais longa termina em luz.”

  • 4º Lugar: Cybele dos Santos Moura, com 571 pontos. Ela apresentou um jardim com rosas, dizendo: “A combinação perfeita: a guardiã do lar com o perfume e a doçura da vida.”

  • 5º Lugar: Pedro Lucas Reis Nunes, com 567 pontos. Sua foto retratou a vista da rodovia, e sua legenda refletiu: “A estrada da vida segue como um rio de experiência, levando sonhos apressados para longe do olhar envolvido por uma grade de dificuldades, embaçando a visão daquele que quer ver.”

A iniciativa de promover o concurso está em alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso demonstra o compromisso da Prefeitura de Cubatão com a Agenda 2030, incluindo metas como erradicação da pobreza, educação de qualidade e crescimento econômico.