20/01/2026
Diário de Goiânia»Notícias»Exposição em Goiânia destaca histórias de pessoas com nanismo

Exposição em Goiânia destaca histórias de pessoas com nanismo

Entre os dias 21 e 24 de janeiro, Goiânia irá sediar a exposição “Retratos que incluem: do tamanho do mundo”, que traz uma visão documental sobre as vidas de pessoas com nanismo no país. A mostra será realizada no Sesc Centro e faz parte do evento Claque Cultural, com entrada gratuita.

A exposição conta com 15 fotografias tiradas pela fotógrafa goiana Michelly Matos. As imagens buscam retratar histórias de protagonismo, resistência e pertencimento da comunidade de pessoas com nanismo. O trabalho de Matos oferece um olhar sensível sobre o cotidiano e os desafios enfrentados por essas pessoas, que ainda lutam por inclusão e representatividade.

Esta iniciativa também comemora uma década do movimento Somos Todos Gigantes, que levou à criação do Instituto Nacional de Nanismo (INN). O movimento tem como objetivo ampliar o diálogo sobre direitos e diversidade, destacando que a grandeza de uma pessoa não é medida pela sua altura, mas pelas suas lutas e conquistas pessoais.

Juliana Yamin, presidenta do INN, ressalta a importância da fotografia de Michelly para dar visibilidade a uma comunidade que historicamente foi ignorada. Ela enfatiza que a exposição é uma oportunidade para mostrar a trajetória e a importância do movimento em prol dos direitos das pessoas com nanismo no Brasil.

O Instituto Nacional de Nanismo é uma referência nacional quando se trata da promoção de direitos e inclusão dessas pessoas, atuando em áreas como políticas públicas, educação, cultura, saúde e apoio às famílias.

SERVIÇO

Exposição: ‘Retratos que incluem: do tamanho do mundo’
Local: Sesc Centro – Rua 15 esquina com a Rua 19, Sala Multiuso 1, Centro, Goiânia – GO
Data: 21 a 24 de janeiro
Horário: 9h às 18h (sábados até 13h)
Entrada: Gratuita