Um novo filme baseado no jogo Minecraft estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 3. O longa tem a missão de alcançar o sucesso de Super Mario Bros. – O Filme, que foi um grande sucesso de bilheteira em 2023, arrecadando cerca de 1,3 bilhão de dólares, o que equivale a aproximadamente 7,4 bilhões de reais. Esse filme superou até mesmo Oppenheimer, que saiu vencedor do Oscar, além de ficar atrás apenas de Barbie no ranking de maiores bilhetes de 2023.
No filme Minecraft, os protagonistas Garrett Garrison, interpretado por Jason Momoa, e seus amigos Henry, Natalie e Dawn, são misteriosamente transportados para o Overworld, um mundo cubico cheio de aventuras e perigos. Para voltar para casa, eles se juntam a Steve, personagem conhecido entre os fãs do jogo e dublado pelo ator Jack Black.
Hollywood tem um histórico de usar fórmulas que já deram certo, e isso pode significar que veremos muitas adaptações de jogos nos próximos anos, principalmente aqueles lançados nos últimos anos. Alguns jogos têm histórias e conceitos que podem render ótimos filmes.
Por exemplo, Fortnite se tornou mais que um simples jogo; é uma verdadeira sensação cultural. Seu enredo já apresenta elementos como viagens no tempo e universos paralelos, o que poderia dar origem a um grande multiverso no cinema.
Outro jogo com grande potencial é Red Dead Redemption. A história de Arthur Morgan se encaixa quase perfeitamente em uma narrativa de filme de faroeste moderno, oferecendo emoções e um enredo envolvente.
God of War também é uma opção interessante. Com seu protagonista, Kratos, conhecido por sua trajetória dramática e cheia de ação, esse jogo tem uma mitologia rica que poderia ser muito bem explorada em um filme. Embora a Amazon esteja produzindo uma série sobre o jogo, ainda há espaço para um grande filme que aproveite toda a grandiosidade da sua história.
Overwatch, por sua vez, pode aproveitar a popularidade dos super-heróis. Com personagens carismáticos e uma narrativa repleta de ação, o jogo tem material suficiente para um filme que desenvolva seu próprio universo cinematográfico.
Por último, uma adaptação de The Sims poderia resultar em uma comédia divertida e original. O filme poderia explorar com humor a rotina e as dificuldades da vida moderna, semelhante ao que foi feito em O Show de Truman, brincando com a ideia de personagens que percebem que estão sendo controlados.
Entretanto, os grandes estúdios de Hollywood precisam ter cuidado ao fazer essas adaptações. Para que os próximos filmes consigam repetir o fenômeno de Super Mario Bros., eles precisam de um marketing bem planejado e um roteiro inteligente, que fuja dos clichês.