O edital do concurso da Câmara Municipal de Goiânia, em Goiás, será publicado na próxima segunda-feira, dia 24. O documento já foi assinado pelo presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo, e será disponibilizado no Diário Oficial do município. Após isso, o edital completo poderá ser acessado no site do Instituto Verbena, vinculado à Universidade Federal de Goiás, que está responsável pela organização do concurso.
As inscrições para participar do concurso poderão ser feitas entre os dias 6 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026. A prova objetiva está agendada para o dia 15 de março. Ao todo, são oferecidas 62 vagas, sendo 38 para cargos de nível médio e 24 para nível superior.
Cargos Disponíveis
Nível Médio:
- Agente administrativo: 9 vagas
- Agente de manutenção: 1 vaga
- Agente para assuntos legislativos: 1 vaga
- Atendente de recepção e cerimonial: 4 vagas
- Editor de vídeo: 3 vagas
- Fotógrafo: 1 vaga
- Motorista: 2 vagas
- Operador de áudio e vídeo: 1 vaga
- Operador de switcher: 2 vagas
- Agente de segurança do Plenário: 2 vagas
- Cinegrafista: 4 vagas
- Operador de caracteres: 2 vagas
- Técnico em eletroeletrônica: 2 vagas
- Técnico em iluminação: 2 vagas
- Técnico em telecomunicação: 2 vagas
Nível Superior:
- Analista de comunicação: 1 vaga
- Economista: 1 vaga
- Contador: 2 vagas
- Analista de sistemas: 6 vagas
- Analista técnico-legislativo: 2 vagas
- Médico do trabalho: 2 vagas
- Tradutor e intérprete de Libras: 2 vagas
- Cerimonialista: 1 vaga
- Análise de suporte de redes e sistemas: 1 vaga
- Arquivista: 2 vagas
- Designer gráfico e animação: 1 vaga
- Revisor de texto: 1 vaga
- Psicólogo: 1 vaga
- Assistente social: 1 vaga
Os salários iniciais para as funções de nível médio serão de R$ 6.538, enquanto os de nível superior terão uma remuneração de R$ 10.059.
Histórico de Concursos
O último concurso realizado pela Câmara de Goiânia ocorreu em 2018, com 121 vagas oferecidas. Dentre essas, 75 eram para contratação imediata e 46 para formar um cadastro de reserva. As oportunidades tinham requisitos variados, abrangendo tanto nível médio quanto superior, com diversas especialidades, como agente administrativo, procurador jurídico e analista de sistemas.
Naquele concurso, os candidatos foram avaliados através de provas objetivas que contemplavam conhecimentos básicos e específicos. Alguns candidatos também realizaram provas práticas, dependendo do cargo ao qual estavam se aplicando. Um problema identificável foi a baixa oferta de vagas para pessoas com deficiência. Após um Termo de Ajustamento de Conduta, foram disponibilizadas dez vagas exclusivas para essa população, corrigindo uma irregularidade com relação à legislação que exige porcentagens específicas de inclusão.
Com a abertura deste novo concurso, a Câmara Municipal de Goiânia busca preencher cargos essenciais para o funcionamento da Casa Legislativa e oferecer novas oportunidades de trabalho para a população.