As prefeituras geralmente oferecem duas opções para o pagamento de impostos: o pagamento à vista e o pagamento parcelado. Ao optar pelo pagamento à vista, o contribuinte pode receber um desconto. Esse desconto pode variar de acordo com cada município. Por outro lado, quem prefere parcelar o pagamento pode dividir o valor total em até dez vezes, mas, nesse caso, não tem direito ao desconto. Além disso, é importante lembrar que, ao escolher parcelar, pode haver a incidência de juros nas parcelas, o que aumenta o valor total a ser pago.
Especialistas apontam que optar pelo pagamento à vista pode ser uma boa estratégia. Isso porque, ao pagar o imposto integralmente, o contribuinte reduz o custo total, uma vez que recebe o desconto, e se livra da preocupação com datas de vencimento das parcelas. Com isso, evita-se o risco de atrasos, que podem resultar em multas e juros adicionais.
Entretanto, é fundamental que a pessoa avalie sua situação financeira antes de decidir pagar tudo de uma vez. É importante considerar se esse pagamento não vai afetar a capacidade de arcar com outras contas e compromissos financeiros durante o ano. Portanto, é recomendável planejar bem essa decisão para não acabar comprometendo o orçamento.