A apresentadora Astrid Fontenelle reformou a antiga brinquedoteca de seu filho Gabriel, que agora tem 16 anos, transformando o espaço de 30 m² em um ambiente dedicado às suas atividades criativas. A reforma foi planejada pelo designer de interiores Newton Lima, que adaptou o local para que Astrid pudesse pintar, ler e guardar suas memórias.
Com a chegada da adolescência de Gabriel, Astrid notou que ele não utilizava mais a brinquedoteca. “Virou meu canto de leitura, de pintura, o meu canto de memórias”, comenta a apresentadora. Durante a pandemia, ela descobriu o gosto pela pintura e sentiu a necessidade de ter mais espaço para se expressar artisticamente, além de seu escritório. “Menos trabalho, mais criação”, diz.
Newton Lima explica que o espaço foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades de Astrid. Ele reformulou a marcenaria, a iluminação e a pintura do ambiente, tendo em mente que a area é pequena. “Astrid é maximalista. Queria um espaço reservado para leitura e uma mesa para desenvolver suas atividades artísticas”, ressalta o designer.
Dentre as soluções criativas, destacam-se as prateleiras feitas sob medida e as caixas de acrílico, um material que Astrid adora e que trouxe boas lembranças de sua mãe. A poltrona Tijuca, do designer Jean Gillon, foi o primeiro móvel escolhido e rapidamente se tornou a favorita de Astrid. “Fiquei apaixonada por ela”, lembra.
O novo ambiente também mantém elementos da antiga brinquedoteca, como os carrinhos de brinquedo que foram organizados em nichos na parede, preservando a essência do espaço anterior. Astrid aproveitou ainda para expor quadros e objetos trazidos de suas viagens, que já estavam na decoração e foram reorganizados de forma harmoniosa.
Para manter uma boa iluminação, Newton optou por um tom mais claro de lilás para as paredes, em continuidade à paleta de cores do andar inferior. Pequenas reformas foram realizadas na sala ao lado, que agora conta com um novo sofá amarelo e um papel de parede listrado no teto, dando mais vida ao espaço. O piano preto em um canto também destaca o estilo colorido e maximalista da decoração.
No lavabo, as cores azul e verde se juntam à explosão de cores que compõe o restante do apartamento, mantendo a harmonia visual. Com essas mudanças, o apartamento de Astrid se transforma em um reflexo de sua personalidade e interesses, enquanto ainda guarda lembranças da infância de seu filho Gabriel.