A mudança da Meta sobre como lida com conteúdo político parece que tá rendendo um bom aumento no tráfego de referral, bicho. Dados novos mostram que esse tráfego subiu 74% em relação ao ano passado para alguns dos sites de publicações mais famosos.
Um levantamento feito pela Similarweb, que foi compartilhado, mostra que essa nova abordagem da Meta em relação a temas políticos e notícias reabriu as torneirinhas do tráfego de referral. Por isso, a galera que usa o Facebook pra atrair público pode estar com sorte.
Segundo as informações que circulam por aí, “a participação do tráfego social de referral do Facebook subiu em 75% dos 68 maiores sites de notícias do mundo em março. No total, o tráfego social de referral, tanto na versão desktop quanto na mobile, cresceu em 48% desses websites em comparação ao ano passado.”
Como dá pra ver no gráfico que tá rolando, o tráfego de referral do Facebook tinha dado uma boa caída em relação ao que era em 2022 para esses sites grandes.
Essa parada de redução de conteúdo político começou lá em 2021, logo após os tumultos no Capitólio. A ideia era diminuir a polarização política e atender à demanda dos usuários, que estavam cansados de tanta treta e divisão nas redes.
Além disso, diversos governos começaram a cismar e criar programas de compartilhamento de receita, obrigando a Meta a pagar publicações locais por conteúdos de notícias compartilhados em seus apps. Com a crescente popularidade dos Reels, que são mais voltados pra entretenimento do que pra notícias, a Meta decidiu se afastar do noticiário e evitar esses entraves.
Com isso, a Meta reduzindo recomendação de conteúdos políticos foi compreensível, e acabou restringindo postagens políticas nas suas plataformas. Essa decisão resultou também em uma queda no tráfego de referral.
De fato, de acordo com o último relatório da Meta sobre o conteúdo mais visualizado, impressionantes 97,9% das visualizações dos posts do Facebook nos EUA durante o quarto trimestre de 2024 não tinham links para fontes externas.
Isso é um aumento em relação aos 86,5% registrados no terceiro trimestre de 2021. Com o tamanho da Meta, esse número impacta muito o ecossistema digital como um todo.
Mas agora, as coisas parecem estar melhorando, o que pode fazer o Facebook voltar a impulsionar mais tráfego para seu site.
Talvez. Ficar certo disso é complicado, já que não dá pra saber se essa tendência vai se espalhar pra todos os sites e links, ou se a Meta tá fazendo isso só pra alguns sites e publicadores específicos.
Os dados também mostram que, enquanto alguns sites de notícias estão ganhando bastante, outros nem tanto. Pode ser que só alguns assuntos que vão ter um aumento real por conta dessa nova estratégia da Meta.
Por isso, é importante ficar de olho, já que isso pode ajudar a trazer mais atenção pro Facebook como uma fonte de tráfego novamente. Com mais de 3 bilhões de usuários, se a Meta realmente liberar mais postagens com links pra alcançar um público maior, é capaz de ser um motor muito valioso.
É isso, a situação tem se mostrado cabulosa e a velocidade das mudanças reflete o que tá acontecendo na rede. Agora é esperar pra ver se essa nova fase da Meta vai apresentar resultados de verdade no dia a dia!
E assim, a Meta tá sempre se reinventando, e a gente aqui, na moral, precisa acompanhar tudo. Tamo junto nessa!