Um homem de nacionalidade portuguesa foi preso em Itaguari, uma pequena cidade com menos de 5 mil habitantes localizada na região Centro-Norte de Goiás. Ele vivia lá de forma discreta e tranquila, apesar de estar foragido da Justiça da Bélgica, onde é acusado de diversos crimes.
O português, que mora no Brasil há cerca de 20 anos, é investigado por falsificação de documentos, omissão de declaração de falência empresarial, destruição de livros contábeis, fraude, estelionato e apropriação indébita. Ele se casou com uma brasileira, o que pode ter facilitado sua permanência no país.
A prisão aconteceu em uma operação realizada pelo Núcleo de Cooperação Internacional de Goiás (NCI/GO) em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/GO). As autoridades brasileiras agiram após receber uma ordem de prisão emitida pela Corte Francófona de Primeira Instância de Bruxelas, a capital da Bélgica. Essa ordem foi posteriormente confirmada por um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Após sua detenção, a Justiça Brasileira deve notificar as autoridades belgas sobre sua captura e discutir o possível encaminhamento do homem para seu país natal, onde ele enfrentará as acusações que lhe foram atribuídas.