Zepbound é um remédio indicado para quem quer emagrecer e tem problemas como obesidade ou sobrepeso, especialmente se estiver associado a doenças como diabetes, pressão alta ou colesterol alto.
Esse remédio tem em sua fórmula uma substância chamada tirzepatida, que ajuda a controlar a fome. Ela envia sinais para o cérebro que fazem a pessoa se sentir saciada mais rapidamente e diminui a velocidade com que o estômago esvazia. Assim, o apetite fica reduzido, levando à perda de peso.
O Zepbound é encontrado como uma injeção que se aplica na pele. Porém, vale lembrar que ainda não foi aprovado e não está disponível no Brasil.
### Para que serve
O Zepbound é recomendado para:
– Pessoas com obesidade, em que o IMC (Índice de Massa Corporal) é 30 ou mais.
– Aqueles que têm sobrepeso, com IMC de 27 ou mais, se tiverem doenças como pressão alta ou diabetes tipo 2.
– O controle do peso a longo prazo é uma das suas principais funções.
Outra utilização do Zepbound é para tratar a apneia obstrutiva do sono moderada a grave em quem sofre com obesidade.
É importante destacar que o Zepbound deve ser usado em combinação com uma dieta equilibrada, sob a orientação de um nutricionista, e atividades físicas, supervisionadas por um educador físico.
As injeções de Zepbound vêm em canetas que têm doses de 2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg ou 15 mg de tirzepatida.
### Diferença entre Zepbound e Mounjaro
Tanto Zepbound quanto o Wegovy possuem tirzepatida, mas têm indicações diferentes. O Zepbound é voltado para o emagrecimento em adultos acima de 18 anos, enquanto o Mounjaro é usado para tratar diabetes tipo 2 e pode ser encontrado em farmácias, mas precisa de receita.
### Zepbound precisa de receita?
Sim, para conseguir o Zepbound, a consulta com o médico é necessária, e o paciente precisa de uma receita. A Anvisa determina que são necessárias duas vias da receita, uma ficará com a farmácia.
A validade da receita é de 90 dias a partir da data que o médico prescrever.
### Como funciona
O Zepbound atua nos receptores GLP-1 e GIP, que são hormônios produzidos pelo intestino. O GLP-1 e o GIP têm várias funções:
1. Atrasar o esvaziamento do estômago.
2. Aumentar a sensação de saciedade.
3. Reduzir a fome.
4. Estimular a liberação de insulina pelo pâncreas.
5. Diminuir a produção de glicose pelo fígado.
6. Melhorar a sensibilidade à insulina.
7. Auxiliar no metabolismo das gorduras.
Esses receptores estão presentes em várias partes do corpo, como pâncreas, cérebro, intestinos, coração e rins.
### Zepbound e outros medicamentos
O Zepbound, assim como Wegovy, Mounjaro e Ozempic, é parte de um grupo de remédios chamados agonistas do GLP-1. Enquanto Zepbound e Wegovy são usados para emagrecimento, o Mounjaro e o Ozempic não têm essa autorização.
O Zepbound se destaca por proporcionar uma perda de peso mais eficaz do que o Wegovy, já que atua também nos receptores GIP.
### Como usar
A aplicação do Zepbound é feita sob a pele da barriga, da coxa ou na parte de cima do braço. É importante aplicar a injeção uma vez por semana, em qualquer horário, com ou sem comida, começando com doses menores e aumentando conforme orientação do médico.
A dosagem recomendada pode ser ajustada ao longo dos meses de tratamento. O médico pode elevar a dose até 15 mg, uma vez por semana.
### O que fazer em caso de esquecimento
Se o paciente esquecer de tomar a dose semanal, ele pode aplicá-la imediatamente até 96 horas depois. Após esse período, deve-se pular a dose e seguir o esquema regular.
### Armazenamento
O Zepbound deve ser guardado na embalagem original, protegido da luz e na geladeira, com temperaturas entre 2º e 8ºC. É melhor colocá-lo na prateleira da geladeira, evitando a porta, onde a temperatura pode variar. Não deve ser guardado no congelador.
Fora da geladeira, pode ser mantido em temperaturas de até 30ºC por até 21 dias. Caso tenha sido armazenado dessa forma, deve ser descartado após esse período.
### Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Zepbound incluem:
– Náuseas ou vômitos.
– Diarreia ou constipação.
– Indigestão ou azia.
– Dor abdominal ou arrotos frequentes.
– Queda de cabelo e cansaço excessivo.
– Reações no local da aplicação, como dor, coceira ou manchas.
Fique atento às questões de açúcar no sangue, pois o Zepbound pode reduzir seu nível, provocando hipoglicemia. Outros riscos incluem pancreatite, problemas gastrointestinais, lesão renal e reações alérgicas graves.
### Contraindicações
O Zepbound não é indicado para menores de 18 anos, grávidas ou pessoas com histórico familiar de câncer de tireoide. Também é contraindicado para quem tem alergia à tirzepatida.
Durante a amamentação, o uso do Zepbound deve ser avaliado pelo médico, pois não se sabe se a substância passa para o leite materno e quais efeitos isso pode ter no bebê.