Três adolescentes, Dhruv Chaudhary, Mithran Ladhania e Mridul Jain, criaram um mini refrigerador que se resfria sozinho utilizando sal e não precisa ser conectado à eletricidade. Eles desenvolveram essa invenção com o objetivo de ajudar hospitais a transportar suprimentos médicos para áreas rurais que não têm acesso à energia elétrica.
Os três jovens moram em Indore, na Índia, e todos têm pais que trabalham na área da saúde. A ideia surgiu após eles ouvirem sobre as dificuldades enfrentadas ao levar vacinas contra a COVID-19 para regiões sem eletricidade. Para solucionar esse problema, eles desenvolveram o refrigerador, chamado Thermavault.
Recentemente, o Thermavault foi premiado com o Earth Prize 2025, um reconhecimento global para iniciativas ambientais, o que lhe rendeu um prêmio de US$ 12.500. Esse valor será usado para produzir 200 unidades do refrigerador, que serão enviadas a 120 hospitais para testes.
O refrigerador é projetado para transportar vacinas, medicamentos e até órgãos transplantáveis. Dr. Pritesh Vyas, um cirurgião ortopédico que testou o dispositivo, afirmou que conseguiu manter vacinas dentro do Thermavault por cerca de 10 a 12 horas. Ele comentou que, com melhorias como um monitor de temperatura, o aparelho pode ser muito útil em áreas remotas, como vilarejos.
Os adolescentes descobriram que alguns sais têm o efeito de resfriamento quando dissolvidos em água. Isso acontece porque, ao se dissolver, os átomos que compõem o sal se separam, absorvendo energia do ambiente e resfriando a água ao redor. Inicialmente, eles pesquisaram cerca de 150 tipos de sais e, após vários testes, descobriram que certos sais, como o cloreto de amônio e o hidróxido de bário octahidratado, proporcionavam temperaturas adequadas para a conservação de vacinas.
Depois de aproximadamente três meses de desenvolvimento, eles conseguiram criar o protótipo do refrigerador e começaram a testá-lo em hospitais locais. O refrigerador é um contêiner plástico isolado, com um revestimento interno de cobre onde ficam os produtos a serem resfriados. A solução de resfriamento é criada a partir da dissolução dos sais em água, que é colocada entre as paredes do contêiner.
Os refrigeradores tradicionais, que usam pacotes de gelo, são comuns para o transporte de vacinas, mas a solução de cloreto de amônio utilizada pelo Thermavault oferece uma vantagem. A mistura pode ser reutilizada mesmo em locais sem eletricidade, pois é possível remover a água, aquecê-la para evaporar, e recuperar o sal em forma sólida, que pode ser dissolvido em água novamente para gerar um novo efeito de resfriamento.
Os inventores planejam utilizar o prêmio conquistado para obter uma certificação de Desempenho, Qualidade e Segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que facilitará a proposta do refrigerador para a Gavi, uma aliança internacional que distribui vacinas. Eles também têm apoio para buscar uma patente para a invenção.
O Earth Prize é um prêmio concedido a adolescentes que desenvolvem projetos ambientais, com um vencedor de cada região do mundo. Chaudhary, Ladhania e Jain foram reconhecidos como vencedores da região da Ásia e um vencedor global será escolhido por meio de votação pública.