Falece professor José Gonzaga Ribeiro, modelo do Monumento às Três Raças, em Goiânia
José Gonzaga Ribeiro, um importante professor aposentado de 87 anos, faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 26, em Goiânia. Ele foi um dos modelos que serviram de inspiração para a famosa escultura chamada Monumento às Três Raças, criada pela artista Neusa Moraes e que está situada na Praça Cívica, um dos principais símbolos da capital goiana.
O Monumento representa a união das riquezas culturais e étnicas que formam o povo goiano, incluindo as influências indígena, negra e branca. José Gonzaga representou o homem negro na obra, que com suas figuras humanas, se consolidou como um marco cultural e histórico da cidade.
Além de sua contribuição para a arte pública, Gonzaga teve uma carreira significativa na educação. Ele trabalhou como professor de eletromecânica em uma escola técnica federal, atuou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e foi conselheiro do Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e de Material Elétrico de Goiás (Simelgo). Sua atuação educacional teve um impacto positivo na formação de estudantes e no crescimento do setor industrial em Goiás.
Nascido em Caldas Novas, José Gonzaga também era um torcedor fervoroso do Vila Nova. Ele faleceu devido a complicações de saúde decorrentes de uma queda. José deixa sua esposa, filhos, netos e uma bisneta. O velório acontece no Cemitério Vale do Cerrado, em Goiânia, e seu sepultamento está agendado para esta quinta-feira, dia 27, às 17h.
