Marko Elez, um funcionário que trabalhou recentemente na empresa de inteligência artificial xAI, foi listado como empregado da empresa na semana passada. Elez deixou o cargo no Departamento de Eficiência do Governo depois que sua ligação a postagens polêmicas nas redes sociais veio à tona. O bilionário Elon Musk, fundador da xAI, prometeu recontratá-lo.
Antes de sua experiência na xAI, Elez atuou como engenheiro em outras duas empresas de Musk: SpaceX e X. De acordo com seu perfil no LinkedIn, que agora está arquivado, não havia menção de trabalho na xAI. No entanto, um gráfico organizacional da empresa, acessado recentemente, indicava que Elez era um funcionário “ativo” na xAI desde o dia 2 de outubro de 2024. Seu cargo era listado como “Parceria com a X Corp” (X Corp é a empresa proprietária da rede social X) e ele fazia parte do departamento “xAI Partner”, que contava com cinco membros.
Atualmente, não se sabe exatamente o que esse departamento faz. Sabe-se que a xAI desenvolveu um chatbot chamado Grok para a plataforma X e compartilha um centro de dados em Atlanta com a empresa de redes sociais, conforme registros públicos. Na hierarquia da empresa, Elez estava dois níveis abaixo de Igor Babuschkin, um dos cofundadores, que reporta diretamente a Musk, que é também o CEO da xAI.
O status de emprego de Elez não é claro, e a xAI não comentou publicamente sobre isso. Curiosamente, após a solicitação de comentários, o e-mail de Elez na xAI parou de funcionar. Um e-mail enviado para ele em 14 de fevereiro foi entregue, mas uma mensagem enviada posteriormente não obteve resposta, indicando que a conta estava inativa.
Elez, que tem 25 anos, ganhou atenção da mídia recentemente devido a suas postagens controversas em redes sociais, incluindo uma que dizia: “Eu era racista antes de ser legal”. Após a publicação dessa informação, Elez se demitiu de seu cargo no governo, onde havia trabalhado com outro recruta de Musk dentro do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Sua saída ocorreu em um momento em que o DOGE, projeto de diversificação na administração pública em que Elez trabalhava, enfrentava um processo judicial movido por 19 procuradores-gerais de estado democratas, relacionado ao acesso do DOGE aos pagamentos do Tesouro.
Um dia após a demissão de Elez e a divulgação das polêmicas, Musk anunciou que pretendia recontratá-lo via Twitter. Embora Elez pareça ter um e-mail funcional na equipe do DOGE da Casa Branca, uma mensagem enviada a esse endereço não obteve resposta.
Musk é conhecido por transferir trabalhadores entre suas empresas. Quando ele assumiu o Twitter em 2022, trouxe muitos engenheiros da Tesla para ajudar. A xAI também contratou vários ex-funcionários da Tesla, assim como trabalhadores de outras empresas de Musk, como The Boring Company e SpaceX.