A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), abre nesta segunda-feira, dia 5, às 12h, o período de matrícula para estudantes novatos nas escolas municipais. Os interessados podem realizar a inscrição pelo site oficial da SME. Já a solicitação de vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) terá início na terça-feira, dia 6, também a partir das 12h.
Esta fase de matrícula é a segunda para quem busca uma vaga na rede municipal. A primeira etapa ocorreu em 18 de novembro, quando os responsáveis puderam fazer um pré-cadastro online. É importante destacar que apenas os pais ou responsáveis que realizaram esse cadastro podem solicitar a matrícula agora.
Após a solicitação, a próxima etapa será a confirmação da matrícula. Para as escolas, essa confirmação poderá ser feita na unidade escolhida em até 10 dias úteis. No caso dos Cmeis e CEIs, no dia 16 de janeiro, às 18h, será divulgada uma lista com os nomes das crianças que conseguiram vagas na Educação Infantil. Os responsáveis terão também 10 dias úteis para confirmar a matrícula pessoalmente na unidade.
A Rede Municipal de Educação de Goiânia oferece, nas escolas, atendimento para estudantes do Ensino Fundamental completo (1° ao 9° ano), pré-escolas (4 e 5 anos) e Educação de Jovens e Adultos (do 1º ao 4º ano). Já nos Cmeis e CEIs, são atendidas crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, em período integral. Para se matricular, a criança deve ter completado 6 meses até 31 de março.
Para o ano letivo de 2026, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará um total de 36.744 vagas para novos alunos. Destas, 18.688 serão para a Educação Infantil, 10.504 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 6.406 para os anos finais e 1.146 para Educação de Jovens e Adultos.
Além disso, a Prefeitura está construindo 55 novas salas de aula em unidades educacionais, o que resultará na criação de 1.200 novas vagas para crianças na Educação Infantil. Dentre essas salas, 48 serão em Cmeis e sete em escolas de Ensino Fundamental. Essa iniciativa faz parte de um plano do prefeito Sandro Mabel para eliminar a fila de espera por vagas na Educação Infantil e aumentar a oferta de educação na cidade.