A Prefeitura de Goiânia anunciou, neste sábado (27), um projeto para plantar 6 mil árvores na cidade até abril de 2026. De acordo com informações da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), até o momento, mais de 2,5 mil árvores já foram plantadas, e a expectativa é que esse número aumente até o final de abril.
O objetivo deste projeto é melhorar áreas que tiveram plantios anteriores malsucedidos e enriquecer o paisagismo urbano com novas espécies em canteiros e praças. As árvores selecionadas para o plantio foram escolhidas com base em sua adaptabilidade ao clima local e em sua capacidade de se desenvolver em ambientes urbanos. Entre as espécies escolhidas estão o jacarandá-mimoso, flamboyant-regis, ipês, pau-brasil, entre outras.
Com o início da temporada de chuvas, a adaptação das mudas tem se mostrado mais eficiente, permitindo que o plantio ocorra em várias regiões da cidade. As equipes de trabalho estão ativas diariamente em diversos bairros, seguindo o cronograma até abril de 2026.
Em novembro de 2021, a gestão anterior já havia realizado uma grande ação chamada ArborizaGyn, onde 50 mil mudas foram plantadas em apenas meia hora em mutirões que reuniram cerca de mil pessoas. Esse esforço teve o objetivo de colocar Goiânia no Guinness Book, almejando o título de cidade mais arborizada do mundo.
Atualmente, a administração liderada por Sandro Mabel (UB) já realizou o plantio em diversas localidades da capital, incluindo a Praça da Rua dos Campos Elíseos e a Praça 3 Amores. As novas mudas foram também colocadas em avenidas e praças de diferentes bairros, como a Avenida Noel Rosa e a Praça da Rua Matutina.
Além disso, a rotatória da Rua 50, no Setor Condomínio das Esmeraldas, também recebeu novas espécies, como ipê-roxo e resedá-gigante. Cleber Aparecido Santos, presidente da Comurg, destacou que as árvores escolhidas não produzem frutos e têm raízes pouco extensas, o que as torna ideais para o ambiente urbano. Ele ressaltou que Goiânia já está entre as capitais mais arborizadas do país e que o esforço é para que essa situação melhore ainda mais.