Goiânia vai enfrentar um período prolongado de instabilidade climática, com a previsão de chuvas frequentes, pancadas fortes e a possibilidade de tempestades isoladas. Essa informação foi confirmada pelo meteorologista André Amorim, do Cimehgo. A causa desse clima é a chegada de uma frente fria vinda do Sudeste, que está formando um corredor de umidade sobre o estado de Goiás.
O boletim oficial do Cimehgo alerta que 200 dos 246 municípios goianos podem sofrer com tempestades nesta quarta-feira, 3 de dezembro. Essas tempestades podem trazer ventos fortes, com rajadas de mais de 50 km/h, além de descargas elétricas. A quantidade de chuva prevista varia entre 20 e 50 mm por dia, com a possibilidade até de queda de granizo em algumas áreas.
Em relação ao calor intenso que caracterizou o mês de novembro, Amorim informou que não há previsão para o seu retorno em curto prazo. O clima de transição entre o calor e a chuva traz uma sensação de abafamento, mesmo com a diminuição das temperaturas máximas. Segundo ele, um calor intenso só voltaria a ser sentido se as chuvas cessem totalmente.
A expectativa é de que as chuvas continuem diariamente em Goiânia pelos próximos 7 a 10 dias. Haverá momentos de sol, alternados com pancadas fortes de chuva. Além disso, existe o risco de tempestades isoladas e alagamentos em algumas áreas da capital. Para esta quarta-feira, a previsão é de temperaturas máximas em torno de 33°C, com uma estimativa de precipitação de até 15 mm.