13/02/2026
Diário de Goiânia»Notícias»71,8% dos goianienses têm uma opinião positiva sobre a cidade

71,8% dos goianienses têm uma opinião positiva sobre a cidade

Uma pesquisa coordenada por Altair Tavares, do Diário de Goiás, avaliou a percepção dos moradores sobre a qualidade de vida em Goiânia. Os resultados mostram que 23,98% dos entrevistados consideram a qualidade de vida ótima, enquanto 45,86% a avaliam como boa. Assim, 69,8% das respostas foram positivas, revelando uma visão favorável da população em relação à cidade.

Por outro lado, 2,38% dos participantes classificaram a qualidade de vida como péssima, e 3,24% deem-na ruim. Além disso, 24,55% consideraram a qualidade de vida como regular.

A pesquisa também faz parte de um novo projeto que visa acompanhar as gestões municipais em Goiás, visto que em 2025 novas administrações começarão. O índice elevado de satisfação sugere que a maioria dos goianienses considera que os serviços essenciais e a infraestrutura urbana estão funcionando de forma aceitável.

Apesar dos problemas existentes, a percepção positiva sobre Goiânia reflete um certo amor pela cidade. Aspectos como mobilidade, segurança, comércio, opções de lazer e acesso a serviços de saúde e educação foram destacados pelos moradores como melhorias significativas.

Atualmente, Goiânia enfrenta discussões sobre temas importantes, como o futuro do transporte coletivo, com investimentos até 2026, e o desenvolvimento do Plano Diretor, que visa modernizar a cidade. A população parece reconhecer avanços em projetos de urbanização, zeladoria e melhorias em ruas importantes, como a nova “direita livre”, que possui alta aprovação.

O sentimento de orgulho em relação à cidade foi comentado pelo prefeito Sandro Mabel, que enfatizou que as intervenções no trânsito e a nova iluminação, através do projeto “Brilha Goiânia”, já têm apresentado resultados positivos. Ele comentou também que a limpeza da cidade tem melhorado em comparação com a gestão anterior, embora ainda haja muito a ser feito.

A pesquisa indicou que 72,69% dos entrevistados percebem Goiânia mais limpa do que no ano passado, sendo que 17,79% afirmaram que a cidade está “mais limpa” e 54,9% disseram que está “um pouco mais limpa”. Contudo, 10,18% perceberam a cidade mais suja e 17,13% opinaram que está “um pouco mais suja”.

Para realizar a pesquisa, foram entrevistadas 1.099 pessoas maiores de 16 anos, moradores de Goiânia, entre os dias 1 e 25 de novembro, por telefone e internet. Os respondentes foram escolhidos de forma proporcional às diferentes regiões da cidade, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.